ABEPPA e ALCAMA manifestam apoio ao desembargador Yedo Simões
Associações repudiam as postagem de um vídeo envolvendo o desembargador em uma sessão online.
A Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA) e a Academia de Letras e Culturas da Amazônia (ALCAMA) vieram a público prestar apoio ao desembargador Yedo Simões depois que um vídeo envolvendo o magistrado em uma sessão online. O vídeo mostra que um cenário de uma biblioteca cai durante a reunião. O vídeo viralizou nas redes sociais nacionalmente. Hoje, apoiadores se manifestam com o objetivo de explicar o que de fato aconteceu e mostrar a história e legado que vem sendo pregado por décadas.
Veja a nota de apoio ao desembargador
A Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA) e a Academia de Letras e Culturas da Amazônia (ALCAMA) vêm a público manifestar irrestrito apoio ao seu Membro-Fundador, Poeta e Magistrado, Desembargador Dr. Yedo Simões de Oliveira, em face dum trivial e reles acontecimento que vem dando causa a inúmeros comportamentos lamentáveis da parte de alguns cidadãos.
O respeitável e admirável homem Yedo Simões, magnífico intelectual e caboclo amazônico, filho do interior do Amazonas, que se tornou um exemplo
laudável de persistência ante os desafios e dificuldades para vencer na espinhosa vida amazônica, vem sendo alvo de ataques e escárnios em alguns meios de comunicação, que – como parece perceptível – não se preocuparam em saber quem de fato é esse estudioso Magistrado.
Convencionou-se denominar de ‘cenário’ qualquer ambiente (utilizado por qualquer pessoa, autoridade, personalidade…) para – nestes ‘tempos midiáticos’ cruciais de marketing – fazer transmissão de mensagens com caráter moderno, conforme requerem as atuais tecnologias e formas de aperfeiçoar a comunicação. Magistrados, governantes, políticos em geral, celebridades, lideranças mundiais e cidadãos comuns – todos eles –, hoje, lançam mão dos inúmeros recursos disponíveis para tornar a comunicação visual mais perfeita, e isso inclui – mormente – ‘cenários’. Aliás, até cenários chamados de ‘fundos digitais’, muito comuns são utilizados.
Um ‘cenário’ nunca se comparará a um cenário, mas somente os que detêm inteligência saberão distinguir uma coisa da outra. E uma trajetória invejável, repleta de percalços que se tornaram aprendizado para todos nós, como a trajetória de sua Excelência, o Desembargador e Poeta Yedo Simões – aclamado estudioso das fenomenologias e ciências do direito –, está muitíssimo longe de merecer a cruciforme estrada de motejos que alguns
estão engendrando contra a sua pessoa. O cenário real de sua vida vem sendo erguido com denodo, amor, verdade e esforços. Outro ‘cenário’ qualquer, que
todos utilizam, sempre continuará sendo ‘cenário’.
Nós, ao contrário, conhecemos de forma plena a sua história, e somos testemunhas vivas, sabedoras de quem tão honroso homem V.Exa. é para o seu povo… E nesse diapasão de reconhecimento de valores indiscutíveis, exclamamos que não será um mero ‘cenário’ que extinguirá a meritória odisseia – quase homérica – de um gigante da intelectualidade amazônica, que, sereno e sensato como jamais conseguiu esconder que é, arrosta os desafios e as vicissitudes olhando dentro das retinas dos ‘leviatãs’, sem os medos corriqueiros dos lânguidos dissimuladores.
Animadíssimo confrade, amigo, aliado, dedicado e mui querido Dr. Yedo Simões de Oliveira, receba em seu coração a nossa manifesta honra e a nossa indisfarçável alegria em tê-lo entre nós, pois em nossos corações vigora a convicção de que, enquanto alguns – a fim de nutrirem o seu ‘ócio improdutivo’ – se comprazem em casualidades desprezíveis, o povo do Estado
do Amazonas ovaciona o seu brioso nome; nome de um titã do desenvolvimento da nossa terra e do avanço dos estúdos humanos!
Entenda o que de fato aconteceu, o desembargador esclarece.