Pioneiro na qualificação profissional, Trilhas do Saber beneficiou mais de nove mil servidores da educação no Amazonas

Desde o ano passado, projeto foi levado para 23 municípios do estado

Pioneiro na qualificação profissional, Trilhas do Saber beneficiou mais de nove mil servidores da educação no Amazonas 2

Quebrando barreiras ao apresentar soluções com novos métodos de aprendizagem, o projeto Trilhas do Saber, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, alcançou um público de mais de nove mil servidores no Amazonas. Desde o lançamento, em julho de 2021, as ações do programa educacional foram levadas a 23 municípios do estado.

O projeto é realizado em parceria entre o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e o Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan). Inserida na política criada pelo governador Wilson Lima para valorizar os profissionais da educação, o programa entrará em uma nova fase e, pela primeira vez, realizará percursos formativos. A expectativa é envolver cerca de dez mil servidores, somente em Manaus, a partir de agosto.

De acordo com a coordenadora do projeto, Carla Baraúna, o Trilhas do Saber é uma estratégia prioritária para atender toda a equipe envolvida na rede de ensino através de formação continuada, aproximando a secretaria de servidores e ouvindo as demandas da rede.

“O nome já fala, Trilhas do Saber, são quatro percursos formativos. Na socialização, o cursista vai apresentar o trabalho realizado nas oficinas e também falar das suas experiências. É uma socialização onde eles vão contar as experiências deles na escola”, resumiu a coordenadora.

A gerente do Cepan, Adriana Rosa, destaca que o programa possibilita beneficiar professores, gestores e outros agentes que compõem a estrutura de uma escola.
“Foi um projeto de formação pensado no interior, onde a internet não chega com qualidade. Nós tivemos durante a pandemia diversos projetos em EaD, mas mesmo assim tivemos dificuldade. O Trilhas do Saber veio planejado para levar formação nos municípios. É um projeto que é sucesso porque movimenta o município, tanto professores da rede municipal e estadual que estão envolvidos”, avaliou a gerente.

Aprendizagem – A professora e formadora do projeto, Tânia Moço, aplicou o percurso formativo na maioria dos municípios visitados pelas equipes. Ela reforça que o objetivo é construir novos métodos de aprendizagem baseados em problemas reais do dia a dia.

“É muito gratificante para nós enquanto formadores poder participar desse contexto lá no município. A gente percebe que existe uma precariedade principalmente na questão do acesso para eles estarem acompanhando essas mudanças. Foi muito importante a gente estar presente e entender na prática como o professor se sente em relação à distância desses conhecimentos”.

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Recent Posts

Câmara aprova urgência para projeto que antecipa exames de câncer de mama no SUS a partir dos 40 anos

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28), o PL 499/2025, de autoria do senador…

33 minutos ago

Operação em área de mata já dura 12 horas e equipes encontram corpos de vítimas amarradas

Após uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha — que, pela conta oficial,…

6 horas ago

Miss Universe Amazonas anuncia datas da edição 2026; veja como se inscrever

O Miss Universe Amazonas anunciou as datas oficiais da edição 2026. A final do concurso…

19 horas ago

Petrobras estima cinco meses para perfuração do primeiro poço na Foz do Amazonas

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, informou que a perfuração do poço inaugural na Bacia…

20 horas ago

Novas regras para desengasgar um bebê: veja o que (e por que mudou)

A maneira correta de socorrer um bebê engasgado mudou, conforme novas diretrizes da American Heart…

22 horas ago

Megaoperação mobiliza 2,5 mil policiais no Alemão e na Penha contra o Comando Vermelho

As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro deflagraram, nesta terça-feira (28), uma megaoperação…

22 horas ago

This website uses cookies.