Operação Aceiro 2022 intensifica combate a focos de incêndios no Amazonas
Mais de 250 homens estão atuando nos municípios do interior do estado com o apoio de 12 viaturas
A primeira fase da operação Aceiro 2022 intensifica as ações para combater focos de incêndio em todo o Amazonas. Coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), e realizada em parceria com a Força Nacional e brigadistas florestais municipais, a operação conta com o apoio de 255 homens atuando diretamente no combate às ocorrências no interior.
A operação é intensificada no chamado “Arco do Fogo”, que inclui os municípios de Apuí, Lábrea, Canutama, Boca do Acre, Novo Aripuanã, Manicoré e Humaitá, base da operação. Na tarde desta terça-feira (19/07), o comandante do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, deu detalhes da ação integrada, que também conta com o apoio de 12 viaturas.
“Nós monitoramos através de satélites todos os focos de calor no sul do Amazonas. Este ano nós estamos com uma diminuição substancial dos números de focos de calor. Isso é fruto do trabalho integrado e da conscientização das pessoas também. De maneira que isso coíbe a ação do infrator e, também, ajuda o município com as estruturas que o governo do estado leva para o local”, disse o coronel Orleilso.
Entre os dias 11 e 18 de julho, a operação registrou 195 focos de calor no estado. A operação também é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Polícia Militar (PMAM) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Atualmente, os cinco primeiros municípios do interior que apresentam o maior número de focos de calor neste mês de julho são: Humaitá, seguido de Tapauá, Lábrea, Apuí e Autazes.
Brigadistas
Neste ano, a operação conta com o apoio de brigadistas que foram treinados pelo Corpo de Bombeiros. Por meio de um projeto de cooperação financeira entre Brasil/Alemanha, através do banco alemão KFW, os combatentes foram equipados com equipamentos de proteção, além de receberem remuneração que passa de R$ 2 mil.
A instituição financeira entregou 5.127 conjuntos de kits de combate a incêndio para 12 municípios, que incluem, entre outros materiais, botas sete léguas, protetor auricular, capacete, luva de vaqueta, mochila, terçado com bainha, motosserra e máscara facial.
“As pessoas devem atentar para o período de estiagem. Qualquer pequeno incidente pode se transformar num grande incidente e é importante que nós tenhamos cuidados para evitar os grandes incêndios”, reforçou o comandante do CBMAM. Em casos de emergência, o telefone 193 do Corpo de Bombeiros funciona 24 horas.
FOTOS: Antonio Lima/Secom