Profissionais da Atenção Primária de Tefé participam da oficina de qualificação “Força Pré – Natal do SUS”
Capacitação tem a finalidade de qualificar e atualizar os profissionais no cuidado da saúde da gestante e do bebê durante o pré-natal
Dez cidades do Amazonas fazem parte de um projeto-piloto voltado para o enfrentamento da mortalidade materna. A iniciativa é do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS).
A “Força Pré-Natal do SUS”, prevê a instrumentalização das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), por meio de oficinas e cursos para a captação precoce das gestantes, manejo clínico da gestação, diagnóstico, tratamento, acompanhamento das IST/HIV/aids e hepatites virais às gestantes. O objetivo é preparar os profissionais de saúde para responder às emergências obstétricas no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS).
Diante desse contexto, profissionais da APS do município de Tefé, participam nesta terça-feira, dia 25, do primeiro, dos 3 dias da oficina de qualificação do “Força Pré-Natal do SUS”, ministrada por enfermeiros e médicos do Ministério da Saúde e coordenação Estadual, no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).
Para facilitar a organização das atividades com os participantes – médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e ACSs, estão divididos em 4 grupos.
A secretária municipal de Saúde, Lecita Marreira, esteve presente no primeiro dia de capacitação e destacou o quão importante é, de levar qualificação profissional para que o serviço seja realizado com excelência. “A qualificação e o aprimoramento dos profissionais são essenciais para oferecer um serviço de qualidade e humanizado. Investir na atenção de qualidade ao pré-natal é uma das prioridades do município. Enquanto secretária de Saúde, sabemos que, a partir dessa assistência qualificada e oferecida desde o início da gestação, podemos evitar diversas intercorrências na saúde da mãe e bebê. Capacitar profissionais para esse trabalho é criar as condições para que ambos sejam bem atendidos”.
A secretária ainda demonstrou seu comprometimento com o trabalho de fortalecimento da rede de atendimento ao pré-natal e a estruturação dos serviços de saúde que ofertam atendimentos às crianças e mulheres. “Nossa cidade tem o privilégio de contar com profissionais competentes e abertos a novos conhecimentos. Isso é importante para melhorar o atendimento e, principalmente, garantir a saúde e o bem-estar das gestantes, mães e dos bebês”, reiterou.
Essa iniciativa faz parte da Política Nacional de Atenção Básica e Humanização para melhorar a qualidade da assistência através da educação permanente em saúde.
O encontro traz temas que contemplam diversos aspectos da saúde das gestantes, perpassando pela alimentação, saúde bucal, preparação para o parto, estímulo ao parto normal, até orientações sobre a amamentação, com o objetivo de orientar as equipes do município, no manejo clínico no pré-natal e contribuir para a redução da mortalidade materno, fetal e infantil.
Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA
Texto e fotos: Pâmela Souza | Assessoria SEMSA