Operação conjunta resgata trabalhadores em condições análogas à escravidão no Amazonas

A “Operação Xapiri” aconteceu entre os dias 10 e 13 de Março em combate ao garimpo ilegal , nas proximidades do município de Borba, no Amazonas. A ação contou com a participação da Polícia Federal, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e Polícia Militar Ambiental.
Denúncias de conflitos levaram a polícia a realizar uma investigação envolvendo garimpeiros e comunidades indígenas na região, o que levou as autoridades a suspeitarem de uma possível coação de indígenas por facções criminosas para a prática ilegal de garimpo no leito do Rio Madeira.
Durante a operação, 25 trabalhadores foram identificados em situação análoga à escravidão, sendo dois deles menores de idade. A Auditoria Fiscal do Trabalho e o MPT agora apuram as responsabilidades daqueles que mantêm a exploração de mão de obra nessas condições degradantes.
Além disso, as autoridades realizaram a desintrusão de áreas invadidas pelos garimpeiros e a destruição de 23 dragas e embarcações usadas nas atividades ilícitas. O foco da operação é, ainda, identificar os líderes do esquema criminoso, os proprietários das dragas e as áreas utilizadas para a extração ilegal de minérios, visando desmantelar a organização e responsabilizar todos os envolvidos.

