IMAGENS FORTES! Guardas civis municipais são agredidos por vendedores ambulantes irregulares durante operação no Centro de Manaus, Zona Sul
Os vendedores ambulantes agiram com violência e entraram em confronto físico com os guardas civis municipais e equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal.
O tumulto aconteceu na manhã desta quinta-feira, 7, iniciando na Rua Frei José dos Inocentes e se estendendo até o espaço público na Praça da Matriz, no centro de Manaus, Zona Sul, onde foi bloqueado o acesso à estação de ônibus.
De acordo com informações preliminares, três agentes municipais, foram agredidos, feridos com pauladas, chutes e murros, quando tentavam impedir que os ambulantes fizessem a interdição da rua, usando pedaços de madeira.
A ação da Prefeitura é para desocupar pontos de vendas irregulares, comércio de produtos falsificados e principalmente fora dos padrões sanitários, entre eles os alimentos estragados, que comprometem a saúde pública.
Alimentos com prazos de validade vencida e armazenados de maneira extremamente precária estavam sendo retirados dos locais de venda, quando os vendedores ambulantes irregulares iniciaram a violenta manifestação.
A Prefeitura afirma que o objetivo do “Mutirão no Bairro” é devolver a ordem, a segurança e a salubridade ao Centro da cidade, garantindo melhores condições para consumidores e comerciantes que atuam de forma regular.
NOTA DA PREFIETURA DE MANAUS
A Prefeitura de Manaus informa que, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), prestou apoio operacional a uma ação integrada de fiscalização contra o comércio irregular de alimentos em área pública da cidade.
A operação contou com a participação de diversos órgãos municipais, incluindo a Vigilância Sanitária (Visa Manaus), que identificou a fabricação e venda de alimentos em condições insalubres e com produtos fora do prazo de validade, o que representa grave risco à saúde pública.
A atuação da Guarda Municipal de Manaus foi focada exclusivamente na preservação da segurança dos agentes fiscais e no ordenamento do espaço público. Ressaltamos que não cabe à Guarda a apreensão de materiais, mas sim o apoio à segurança das equipes e a manutenção da ordem durante as ações.
Durante a operação, três agentes da Guarda Municipal foram agredidos com pedras arremessadas por ambulantes que reagiram de forma violenta à fiscalização. Os servidores foram atendidos e passam bem.
A Prefeitura de Manaus reforça que atua dentro dos limites legais e com respeito à população, garantindo o direito ao trabalho digno, mas também o cumprimento das normas sanitárias e de uso adequado dos espaços públicos
A segurança dos agentes e da população é prioridade, e ações semelhantes continuarão sendo realizadas com foco na proteção da saúde pública e na manutenção da ordem.

