Adultos com obesidade e apneia do sono passam a contar com uma nova opção de tratamento no país. A Anvisa autorizou o uso do Mounjaro (tirzepatida) para essa indicação, em decisão assinada na sexta-feira (17/10) e publicada nesta segunda (20/10) no Diário Oficial da União.
O medicamento já era aprovado no Brasil para diabetes tipo 2 e, segundo a Eli Lilly, torna-se o primeiro aprovado no país para trata r apneia do sono. A apneia obstrutiva do sono é caracterizada por pausas na respiração durante a noite devido ao bloqueio parcial ou total das vias aéreas.
Entre os sintomas mais comuns estão ronco, sono agitado e cansaço diurno. De acordo com a Anvisa, a decisão se baseou em estudos clínicos que comprovaram a eficácia da tirzepatida. Uma pesquisa de 2024 publicada na New England Journal of Medicine mostrou redução significativa das interrupções respiratórias em pacientes com apneia.
A farmacêutica informa que até metade dos participantes dos estudos deixou de apresentar sintomas; também foram observadas redução de peso corporal e diminuição do risco cardiovascular, efeitos que costumam acompanhar a melhora do sono.
Subiu para cinco o número de traficantes amazonenses mortos durante a megaoperação policial realizada no…
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28), o PL 499/2025, de autoria do senador…
Após uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha — que, pela conta oficial,…
O Miss Universe Amazonas anunciou as datas oficiais da edição 2026. A final do concurso…
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, informou que a perfuração do poço inaugural na Bacia…
A maneira correta de socorrer um bebê engasgado mudou, conforme novas diretrizes da American Heart…
This website uses cookies.