Últimas NotíciasPolícia

”Gringo”chefe do CV em Manaus, está entre os mortos da megaoperação

Novos nomes das vítimas da megaoperação no Rio de Janeiro foram divulgados nesta sexta-feira (31). Entre os mortos estão dois chefes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) em Manaus: “Gringo” e “Chico Rato”. Com sete pessoas identificadas, o Amazonas é o terceiro estado com mais mortos na megaoperação.
Francisco Myller Moreira da Cunha, conhecido como “Gringo”, era natural de Eirunepé, no interior do Amazonas, e completou 32 anos um dia antes de ser morto. Ele estava foragido desde abril de 2024, com um mandado de prisão preventiva por homicídio e organização criminosa.

‘Bandido bom é bandido morto’
Douglas Conceição de Souza, conhecido como “Chico Rato”, de 32 anos, havia sido condenado a 40 anos de prisão por duplo homicídio em 2019, ele também respondia por outros crimes e cumpria pena em regime semiaberto. Segundo a polícia, Chico Rato era aliado de João Branco, ex-líder da extinta Família do Norte (FDN). Após o enfraquecimento da FDN, passou a integrar o Comando Vermelho (CV), onde ganhou destaque na hierarquia.

Segundo o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, os complexos da Penha e do Alemão se tornaram o principal quartel-general do Comando Vermelho no país, de onde partem decisões e ordens para as demais regiões onde a facção atua. Também foram confirmadas as mortes de outros chefes da facção em diferentes estados, entre eles DG e FB (BA), Fernando Henrique dos Santos e Rodinha (GO), Mazola (BA), PP (PA) e Russo (ES).
Das 99 vítimas já identificadas entre os 117 mortos, 78 tinham histórico criminal, sendo 42 foragidos e 39 oriundos de outros estados. A operação, que mobilizou cerca de 2.500 agentes das polícias Civil e Militar, tinha como objetivo desarticular o Comando Vermelho e cumprir 100 mandados de prisão e 150 de busca e apreensão. Além dos suspeitos, quatro policiais – dois civis e dois militares – também morreram na ação.

Avatar de Portal Maninho

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *