Dias após governadores decidirem descongelar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), jogou para o Senado a responsabilidade pela aprovação de um projeto que visa mitigar os efeitos dos aumentos nos preços.
Lira afirmou que governadores resistiram em reduzir o ICMS no ano passado. “Registro também que fizemos nossa parte. Cobranças, dirijam-se ao Senado”, escreveu ele.
O projeto estipula que o ICMS do diesel, do etanol hidratado e da gasolina terá um valor fixo, considerando o valor médio do litro do combustível nos dois anos anteriores — e não dos últimos 15 dias, como é hoje.
As alíquotas de ICMS são definidas por estado. No caso da gasolina, por exemplo, em São Paulo, a alíquota é de 25%. Na Bahia, é de 28%. No Ceará e em Pernambuco, fica em 29% e, no Rio de Janeiro, a mais alta do Brasil, em 34%.
Congelamento do ICMS
Em outubro de 2021, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) — órgão composto por secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal — aprovou o congelamento do ICMS incidente sobre os combustíveis entre 1º de novembro de 2021 e 31 de janeiro de 2022.
O objetivo da medida era contribuir para a redução do preço da gasolina, que já estava em alta, mas surtiu pouco efeito prático.
Os governadores decidiram, na sexta-feira (14), por maioria, acabar com o congelamento a partir de fevereiro.
Na visão do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do Fórum Nacional dos Governadores, o período em que o ICMS ficou congelado provou que o imposto não era o vilão do preço dos combustíveis e estados decidiram não mais abrir mão de suas receitas.
*Com informações do Metrópoles
O governador Wilson Lima entregou, nesta quinta-feira (11), a estação número 714 do programa Água…
Um jovem identificado como Renan Maia Lopes, 18, morreu após ser gravemente ferido na noite…
Os vereadores de Tefé, acompanhados pelo prefeito Nicson Marreira, participaram na tarde desta quinta-feira (11)…
O vereador Paulo Celane participou, nesta semana, de uma importante reunião com o deputado federal…
O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendação para que o estado do Amazonas estruture o atendimento…
A novela da BR-319 ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (10), com o ministro dos…
This website uses cookies.