Brasília (DF) – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira (26) o julgamento que definirá se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados se tornarão réus por suposta participação em uma trama golpista após as eleições de 2022. Na terça-feira (25), os ministros já haviam rejeitado por unanimidade as preliminares apresentadas pelas defesas, abrindo caminho para a análise do mérito da denúncia.
O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, deve ser o primeiro a votar, seguido pelos demais integrantes da Turma: Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux. A expectativa é que a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) seja acolhida, o que levaria à abertura de ação penal contra Bolsonaro e seus aliados.
Durante o julgamento, Moraes criticou a “narrativa falsa” de que o STF estaria perseguindo pessoas inocentes.
“Criou-se uma narrativa, como a da Terra plana, de que o STF estaria condenando ‘velhinhas com a Bíblia na mão’ que estariam passeando num domingo ensolarado pelo Supremo, Congresso e Planalto”, afirmou.
Se a denúncia for aceita, o caso seguirá para fase de instrução, com possibilidade de condenações que podem ultrapassar 40 anos de prisão. Entre os acusados estão:
O julgamento deve continuar nesta quarta, com a leitura dos votos. A decisão final pode marcar um dos capítulos mais significativos da crise política pós-2022.
Tefé (AM) – Nesta sexta-feira (5), feriado no Amazonas foi marcado por um momento de…
A gestão do prefeito Edir Costa Castelo Branco, o Pastor Edir (União), está no centro…
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de…
Ex-secretários do governador Helder Barbalho (MDB) e empresários viraram réus após a Justiça Federal no…
O universitário Risatti César Fonseca Soares, 30, foi preso nesta quarta-feira (4), após forjar sequestro…
O vereador Sargento Salazar(PL-AM) voltou a criticar duramente, nesta q'uarta-feira (3/9) o governador Wilson Lima…
This website uses cookies.