Últimas Notícias

Portaria suspende eventos e criação de aves ao ar livre, alerta Adaf

Portaria suspende eventos e criação de aves ao ar livre, alerta Adaf 2

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) informa aos avicultores amazonenses que estão suspensas, em todo o País, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves, assim como a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior. As medidas estão previstas na Portaria nº 782, publicada ontem (27), no Diário Oficial da União (DOU). As medidas não alcançam criadores de subsistência.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), as proibições têm o objetivo de prevenir o risco de ingresso e disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade na avicultura comercial. O risco iminente da doença no território nacional acontece em função de novos focos da doença na América do Sul.

Conforme a legislação, os eventos agropecuários com aglomeração de aves poderão ser realizados apenas quando autorizados pelo Serviço Veterinário Estadual. Nestes casos, as autorizações vão depender da avaliação da situação epidemiológica do Estado e da apresentação de um plano de biosseguridade pelos organizadores do evento, contendo a descrição das medidas de prevenção e controle para mitigar o risco de introdução e disseminação da influenza aviária.

A proibição da criação de aves ao ar livre contempla aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades. A Portaria nº 782/2025 tem duração de 180 dias e pode ser prorrogada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE

Para manter o status sanitário do Brasil, que é o maior exportador de carne de frango do mundo, a Adaf orienta que os avicultores reduzam a visita de pessoas alheias à produção, tenham atenção à manutenção de telas e cercas, cuidados com a qualidade da água e evitem o acesso de aves silvestres, que estão vindo na rota migratória, do Hemisfério Norte, com chance de introdução da doença no Estado.

A Influenza Aviária de Alta Patogenicidade é causada por vírus, com alto índice de contágio e impactos severos para a avicultura. A doença pode causar tosse, espirros, secreção ocular e nasal, diarreia, desidratação, apatia, falta de coordenação motora, perda de apetite, inchaços na cabeça e pescoço, hemorragia nas pernas e queda drástica na produção de ovos, além de aumento repentino na mortalidade das aves.

Ao notarem esses sintomas, as pessoas não devem recolher as aves doentes ou mortas, apenas isolar a área e notificar a suspeita em uma unidade da Adaf, pelo telefone (92) 99255-5409 ou por meio do Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (e-Sisbravet), no site da agência (adaf.am.gov.br).

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Recent Posts

Câmara aprova urgência para projeto que antecipa exames de câncer de mama no SUS a partir dos 40 anos

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28), o PL 499/2025, de autoria do senador…

39 minutos ago

Operação em área de mata já dura 12 horas e equipes encontram corpos de vítimas amarradas

Após uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha — que, pela conta oficial,…

6 horas ago

Miss Universe Amazonas anuncia datas da edição 2026; veja como se inscrever

O Miss Universe Amazonas anunciou as datas oficiais da edição 2026. A final do concurso…

19 horas ago

Petrobras estima cinco meses para perfuração do primeiro poço na Foz do Amazonas

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, informou que a perfuração do poço inaugural na Bacia…

20 horas ago

Novas regras para desengasgar um bebê: veja o que (e por que mudou)

A maneira correta de socorrer um bebê engasgado mudou, conforme novas diretrizes da American Heart…

22 horas ago

Megaoperação mobiliza 2,5 mil policiais no Alemão e na Penha contra o Comando Vermelho

As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro deflagraram, nesta terça-feira (28), uma megaoperação…

22 horas ago

This website uses cookies.