Últimas Notícias

Crise na saúde do AM: deputado denuncia assassin4t0s por negligência no Hospital 28 de Agosto

O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) levou à tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), denúncias graves envolvendo possíveis casos de negligência médica em duas das principais unidades hospitalares da capital: o Hospital 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu. As denúncias, segundo o parlamentar, chegaram por meio das redes sociais e apontam falhas graves na gestão dos serviços de saúde, que atualmente estão sob responsabilidade da Organização Social AGIR (Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde), contratada pelo Governo do Estado.

Durante a sessão, Barreto revelou que se reuniu nesta semana com o promotor de Justiça Vicente Augusto Borges de Oliveira, da 10.ª Promotoria de Justiça Criminal do Ministério Público do Amazonas (MPAM), para apresentar os casos. Entre as denúncias, estão relatos de óbitos que teriam sido causados por negligência e pela substituição de médicos experientes por profissionais recém-formados, sem especialização adequada.

“Estamos recebendo denúncias alarmantes de pessoas que perderam familiares em situações que, ao que tudo indica, poderiam ter sido evitadas. São vidas ceifadas por falta de preparo e por uma gestão que está colocando em risco a saúde da população”, afirmou o parlamentar, que levou ao Ministério Público capturas de tela com as mensagens e relatos recebidos.

Segundo ele, o Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM) também já havia constatado, durante fiscalização ao Hospital 28 de Agosto, uma crise nas especialidades médicas da unidade. “O próprio CRM atestou o caos. Estamos diante de um colapso provocado por decisões irresponsáveis. O que está acontecendo no 28 de Agosto é, literalmente por negligência, um assassinato”, declarou.

Barreto informou ainda que está reunindo documentação para formalizar cada caso individualmente e permitir que o MP-AM possa dar andamento às investigações. O promotor Vicente Oliveira reconheceu a gravidade das denúncias e solicitou que o deputado formalize os casos com provas materiais, como prontuários médicos, laudos e registros oficiais.

“Saí da reunião com a certeza de que o Ministério Público está atento e comprometido com a defesa da vida. Vamos seguir fazendo nossa parte: cobrar, denunciar e estar ao lado da população que mais precisa do serviço público de saúde”, disse Wilker.

População em risco

O parlamentar alertou para o risco iminente que os usuários do sistema público de saúde estão enfrentando diante da atual gestão hospitalar. Para ele, a troca de médicos experientes por recém-formados, muitas vezes sem a devida capacitação para lidar com a complexidade das unidades, é um fator determinante para o aumento de complicações e mortes evitáveis.

“A população está pagando com a vida por escolhas administrativas equivocadas. Não podemos permitir que a inexperiência coloque em risco a vida de quem depende do SUS”, destacou Barreto, que reforçou a importância da população também procurar o Ministério Público em casos de violação de direitos.

O caso amplia o debate sobre a terceirização da gestão da saúde pública no Amazonas e levanta questionamentos sobre os critérios utilizados para contratar organizações sociais, como a AGIR. Enquanto isso, famílias seguem buscando respostas para perdas dolorosas e cobrando providências urgentes das autoridades.

Conforme o andamento das investigações, os representantes do Governo e da OS AGIR podem ser convocados para prestar esclarecimentos.

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Recent Posts

Megaoperação no Rio: sobe para cinco número de criminosos do Amazonas mortos em confronto

Subiu para cinco o número de traficantes amazonenses mortos durante a megaoperação policial realizada no…

21 minutos ago

Câmara aprova urgência para projeto que antecipa exames de câncer de mama no SUS a partir dos 40 anos

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28), o PL 499/2025, de autoria do senador…

2 horas ago

Operação em área de mata já dura 12 horas e equipes encontram corpos de vítimas amarradas

Após uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha — que, pela conta oficial,…

7 horas ago

Miss Universe Amazonas anuncia datas da edição 2026; veja como se inscrever

O Miss Universe Amazonas anunciou as datas oficiais da edição 2026. A final do concurso…

21 horas ago

Petrobras estima cinco meses para perfuração do primeiro poço na Foz do Amazonas

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, informou que a perfuração do poço inaugural na Bacia…

22 horas ago

Novas regras para desengasgar um bebê: veja o que (e por que mudou)

A maneira correta de socorrer um bebê engasgado mudou, conforme novas diretrizes da American Heart…

23 horas ago

This website uses cookies.