Últimas Notícias

Educação em crise: MP-AM pressiona prefeitura de Manaus e sinaliza prevaricação

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) emitiu recomendação cobrando que o prefeito de Manaus David Almeida e o secretário Municipal de Educação, Júnior Mar, adote providências para que a cidade de Manaus não perca, novamente, recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) pelo critério Valor Aluno Ano por Resultado (VAAR) em 2026.

Neste ano, por falha na gestão municipal, a cidade de Manaus perdeu R$ 53 milhões em recursos do fundo.

Caso o prefeito não atenda a recomendação, poderá responder na esfera criminal por prevaricação. Entre as exigências cobradas pelo MP-AM está mais transparências na transmissão de dados contáveis da Educação; façam busca ativa por alunos que tenham abandonado escolas; e ainda que os cargos e de gestores de escolas sejam ocupados por critérios técnicos e desempenho.

O MP-AM publicou a recomendação nesta segunda-feira, 18/8, no Diário Oficial do órgão ministerial e o documento é assinado pelo promotor de Justiça Marcelo Pinto Ribeiro.

A preocupação do promotor se deve a Nota Técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitida em 27 de maio indicando diversas falhas na área de educação de Manaus e, por isto, a gestão municipal não recebeu o complemento do VAAR no valor de R$ 53 milhões.

Na recomendação emitida na segunda-feira, o promotor determina aos gestores da educação na capital que “tomem todas as providências necessárias, no âmbito de suas respectivas competências, para garantir que o município se habilite ao cálculo e possível recebimento da complementação transmitindo os dados contábeis, orçamentários e fiscais referentes à 2023 e 2024, certificando-se de que a transmissão seja realizada de forma completa, fidedigna e tempestiva, impreterivelmente até o dia 31 de agosto de 2025”.

Em outro trecho da recomendação, o promotor escreveu: “Realizem busca ativa de alunos que abandonaram o ensino e que incentivem, partir da conscientização de pais e responsáveis, a participação de 80% dos estudantes de cada ano escolar nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb; adotem a prática de processo de seleção, com base em legislação própria e por meio da publicação de edital ou documento equivalente para nomeação e ocupação de cargos e funções de gestores escolares, com base em critérios técnicos e objetivos de mérito e desempenho ou a partir da escolha realizada com a participação da comunidade escolar dentre candidatos aprovados previamente em avaliação de mérito e desempenho”.

Por fim, o MP-AM avisa que “o não cumprimento da presente Recomendação poderá ocasionar, por parte de membros do Ministério Público do Estado do Amazonas, além da interposição de Ação Civil Pública, a adoção de outras medidas que entender cabíveis, inclusive na esfera criminal, por eventual crime de prevaricação”, consta no documento.

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Recent Posts

TCE-AM analisa denúncia de nepotismo na Prefeitura de Careiro da Várzea

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) está investigando uma denúncia de possível…

4 horas ago

Cinegrafista amazonense fica ferido após ataque russo no sudeste da Ucrânia

Um cinegrafista natural do Amazonas ficou ferido durante um ataque russo enquanto acompanhava os combates…

5 horas ago

Caso Orelha: inquérito é concluído e polícia recomenda internação de adolescente envolvido

O inquérito que investigou a morte do cachorro conhecido como Orelha foi concluído pela Polícia…

7 horas ago

Ladrão sobrevive após levar facada no pescoço durante tentativa de assalto em Santo Domingo

Uma tentativa de assalto terminou com um suspeito gravemente ferido em Santo Domingo, na República…

10 horas ago

Jovem desaparecida é encontrada morta em comunidade do interior do Amazonas

O corpo de Gleiciane Rio dos Santos, de 20 anos, foi encontrado nessa segunda-feira (2)…

1 dia ago

Fim da escala 6×1: governo federal enviará novo projeto ao Congresso Nacional após o carnaval

O Governo Federal anunciou que enviará ao Congresso Nacional, após o Carnaval, uma nova proposta…

1 dia ago

This website uses cookies.