A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), em parceria com a Polícia Civil de São Paulo (PCSP) e com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deflagrou nesta quarta-feira (20/08) a segunda fase da Operação Sampa, visando uma organização criminosa responsável pelo transporte de entorpecentes do Amazonas para o estado paulista.
A ação, conduzida pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), com colaboração do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e do Grupo de Operações Especiais (GOE) de São Paulo, cumpriu mandados judiciais contra integrantes do grupo investigado por tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.
Durante a operação, foram executados três mandados de prisão preventiva, quatro de busca e apreensão, quatro de sequestro de bens, além da quebra de sigilo bancário e fiscal de suspeitos.Segundo o delegado Mário Paulo, diretor do DRCO, as investigações começaram em agosto de 2024, após a apreensão de mais de uma tonelada de drogas – incluindo maconha skunk e cocaína – avaliadas em cerca de R$ 20 milhões. O carregamento foi encontrado em um caminhão prestes a embarcar no Porto da Ceasa, na zona sul de Manaus, com destino a São Paulo, e o motorista foi preso em flagrante.
A partir dessa apreensão, a Polícia Civil conseguiu identificar os demais integrantes do esquema. Em Manaus, os investigados eram responsáveis por repassar as drogas aos caminhoneiros, enquanto um empresário de Campinas (SP), dono de uma empresa de logística, coordenava o transporte interestadual.“Nesta fase da operação, cumprimos mandados judiciais em Campinas e Manaus, focando em quatro investigados”, explicou o delegado Mário Paulo.
A operação integra o Projeto Impulse, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC), reforçando a cooperação entre forças estaduais para desarticular organizações criminosas de atuação interestadual.
Tefé (AM) – Nesta sexta-feira (5), feriado no Amazonas foi marcado por um momento de…
A gestão do prefeito Edir Costa Castelo Branco, o Pastor Edir (União), está no centro…
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de…
Ex-secretários do governador Helder Barbalho (MDB) e empresários viraram réus após a Justiça Federal no…
O universitário Risatti César Fonseca Soares, 30, foi preso nesta quarta-feira (4), após forjar sequestro…
O vereador Sargento Salazar(PL-AM) voltou a criticar duramente, nesta q'uarta-feira (3/9) o governador Wilson Lima…
This website uses cookies.