O estado do Amazonas, que enfrenta uma das maiores taxas de mortalidade e incidência de câncer do colo do útero no Brasil, não foi incluído entre os 12 primeiros estados a receber o novo e mais eficaz teste de biologia molecular DNA-HPV. A medida do Ministério da Saúde, anunciada como um marco para a saúde da mulher, levanta preocupações sobre a equidade no acesso a avanços diagnósticos em regiões com urgências sanitárias significativas.
O câncer do colo do útero é a terceira maior causa de mortes prematuras femininas no país e representa um desafio nacional. No Amazonas, a situação é particularmente grave, com a projeção de mais de 1.800 novos casos até 2026. A taxa de câncer do colo do útero no estado é 102% maior que a média nacional, sendo o segundo estado, atrás apenas de Tocantins, com mais casos por ano. Anualmente, o Amazonas registra cerca de 27 casos a cada 100 mil mulheres, em comparação com 9 casos em São Paulo para o mesmo parâmetro. Além disso, o índice de mortalidade é alarmante, com aproximadamente 23 mortes mensais.
Estudos recentes indicam um perceptível crescimento no número de mortes por neoplasias em mulheres no Amazonas entre 2020 e 2024, com Manaus respondendo pela maioria das notificações (69,5%). A maior parte desses óbitos (46,7%) ocorreu em mulheres com mais de 60 anos, sendo 69,5% pardas, 20,5% brancas e 5,3% indígenas. A persistência da doença está fortemente associada às dificuldades de acesso aos serviços de saúde e às desigualdades sociais e regionais.
Em áreas de difícil logística, como as comunidades distantes e ribeirinhas, as mulheres enfrentam atrasos no acesso a exames e consultas, muitas vezes desistindo do processo ou chegando aos centros de referência em estágio avançado da doença. A pandemia de COVID-19 também contribuiu para um aumento significativo dos casos, devido à paralisação de atividades ambulatoriais e à descontinuidade dos cuidados de rotina.
Tefé (AM) – Nesta sexta-feira (5), feriado no Amazonas foi marcado por um momento de…
A gestão do prefeito Edir Costa Castelo Branco, o Pastor Edir (União), está no centro…
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de…
Ex-secretários do governador Helder Barbalho (MDB) e empresários viraram réus após a Justiça Federal no…
O universitário Risatti César Fonseca Soares, 30, foi preso nesta quarta-feira (4), após forjar sequestro…
O vereador Sargento Salazar(PL-AM) voltou a criticar duramente, nesta q'uarta-feira (3/9) o governador Wilson Lima…
This website uses cookies.