Últimas Notícias

Cocaína negra: operação em Manaus revela droga de alto valor e quase impossível de detectar

Uma operação policial em Manaus (AM) descobriu cerca de 40 quilos de “cocaína negra”, uma variação da droga modificada para ser quase impossível de detectar por cães farejadores e testes rápidos. O entorpecente estava escondido em fundos falsos de móveis e quadros dentro de uma mansão de luxo.

A casa, localizada em Ponta Negra, bairro nobre de Manaus, entrou no radar do Departamento de Investigação sobre Entorpecentes (Denarc) por servir como “base para guarda e distribuição de drogas”. A residência de luxo, com campo de futebol e heliporto, era, “a princípio, acima de qualquer suspeita”, segundo o delegado Rodrigo Torres, diretor do Denarc.

No dia 17 de outubro, os policiais realizaram a primeira abordagem e encontraram 16 quilos de cocaína tradicional, a branca. No entanto, os agentes também apreenderam um caderno de anotações do tráfico. Ao folhearem o material na delegacia, encontraram anotações que diziam: “40 quilos, 42 quilos dentro de cadeiras e de quadros”.

Os agentes voltaram à mansão com cães farejadores, mas os animais não encontraram nada. “O cão farejador passou e também não percebeu que se tratava aí de cocaína”, disse Torres. Os investigadores decidiram, então, examinar manualmente os móveis e quadros, encontrando a droga escondida em fundos falsos.

O material apreendido, porém, não reagiu aos testes preliminares.

“No teste preliminar, como já era esperado, deu negativo. Mas no exame mais aprofundado foi constatado que tratava-se de cocaína, sim”, explicou o delegado.

Em testes no laboratório, a perita Midori Hiraoka explicou por que a cocaína preta engana cães e testes: segundo ela, os traficantes modificam quimicamente a substância, adicionando carvão ativado e outros corantes. Essas substâncias formam um complexo que impede a reação química que gera a cor azul característica do teste e também mascara o odor.
Segundo o delegado-geral Bruno Fraga, essa “engenharia criminosa” torna o entorpecente de difícil detecção. Por causa disso, o valor da droga é muito mais alto, podendo chegar a ser até 10 vezes mais caro do que a cocaína dita como normal. A investigação aponta que a droga veio do Peru e tinha como destino provável a Austrália.

ROTA DO TRÁFICO

A droga chega ao Amazonas pela rota do Solimões, um caminho que corta a Amazônia a partir da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. A rota, usada há décadas, ganhou força nos anos 90 com Fernandinho Beira-Mar e hoje é controlada por facções como o Comando Vermelho, segundo as investigações.

Vinícius Almeida, coronel de Polícia Militar e secretário de Segurança Autoral do Amazonas, afirma que, em 2024, 43,2 toneladas de drogas foram apreendidas na região – um recorde. Neste ano, a marca de apreensões já bateu 39 toneladas.

A Amazônia tem mais de 7 mil quilômetros de rios navegáveis — e regiões inteiras onde o acesso só é possível por barco ou helicóptero.

PROPRIETÁRIA NEGA

Na operação que encontrou a cocaína negra na mansão, a polícia prendeu o casal de caseiros: German Alonso Pires Rodrigues e Jeyme Farias Batalha, que são peruanos. German trabalha para a dona da casa há mais de 10 anos.

Em nota ao Fantástico, a defesa de German e Jeyme disse que fez um requerimento para um novo depoimento do casal, mas não comentou sobre as drogas encontradas na mansão.

A proprietária é Liege Aurora Pinto da Cruz, também peruana, de 74 anos. Ela não estava no Brasil no dia da ação e continua fora do país. Por nota, a defesa de Liege diz que ela se colocou à disposição da autoridade policial para contribuir com as investigações. Que frequentava a casa de maneira esporádica aos finais de semana e que o local onde os entorpecentes foram encontrados se trata de anexo destinado à moradia do seu caseiro.

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Recent Posts

Compromisso com a educação prefeito Lucenildo Macedo anuncia inauguração de nova escola na comunidade Tucunarétuba

O município de Alvarães vive um novo capítulo na área da educação. O prefeito Lucenildo…

18 segundos ago

Amazônia sob vigilância inteligente: inovação tecnológica monitora ambiente e apoia agricultores

No meio do maior bioma brasileiro, agricultores amazonenses têm utilizado a tecnologia como aliada para…

15 minutos ago

FAF realiza estreia do “Craques do Barezinho” e promove jovens atletas do Amazonas

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) irá promover, no dia 19 de novembro, a primeira…

24 minutos ago

Reaplicação do Enem 2025: prazo para solicitar começa nesta segunda-feira

Os participantes que perderam a aplicação de um ou dois dias de provas do Enem…

2 horas ago

Nicson Marreira revoluciona a saúde de Tefé com nova Central de Urgências e fortalece o SAMU 192

Em um marco histórico para a saúde pública de Tefé, a gestão do prefeito Nicson…

2 dias ago

MPAM INVESTIGA PREFEITO DE MARAÃ POR NÃO PAGAR 13º SALÁRIO A PROFISSIONAIS DA SAÚDE

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) abriu uma notícia de fato para apurar…

2 dias ago

This website uses cookies.