vereadora Nilda Abrahim (Republicanos) — Foto: Liam Cavalcante, da Rede Amazônica
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) cassou, nesta segunda-feira (24), o mandato da vereadora Nilda Abrahim (Republicanos), de Itacoatiara (a 175 km de Manaus), por ser cunhada do prefeito Mário Abrahim (Republicanos). A decisão foi baseada na inelegibilidade reflexa, que impede parentes até segundo grau de ocuparem cargos eletivos no mesmo município.
A relatora do caso, desembargadora Nélia Caminha, destacou que a Constituição só permite exceção para titulares de mandato em busca de reeleição – o que não se aplicava a Nilda, eleita pela primeira vez em 2024. O registro de sua candidatura havia sido aprovado pela Justiça Eleitoral, mas foi questionado por partidos adversários (Progressistas e PMB), que alegaram conflito de interesses.
A defesa da vereadora argumentou que ela já tinha atuação política como suplente, mas o TRE-AM manteve o entendimento de que apenas titulares de mandato escapam da regra. A decisão é passível de recurso. Caso se confirme, Nilda perderá o cargo, e uma nova eleição suplementar poderá ser convocada.
(Fonte: TRE-AM)
Após uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha — que, pela conta oficial,…
O Miss Universe Amazonas anunciou as datas oficiais da edição 2026. A final do concurso…
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, informou que a perfuração do poço inaugural na Bacia…
A maneira correta de socorrer um bebê engasgado mudou, conforme novas diretrizes da American Heart…
As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro deflagraram, nesta terça-feira (28), uma megaoperação…
Cerca de 16 milhões de logins e senhas de e-mails de serviços como Gmail, Yahoo…
This website uses cookies.