Últimas Notícias

MP-AM acusa prefeito de Maraã de omissão dolosa e violação dos deveres de honestidade, e o pressiona para que envie cópias de contratos confirmados ao órgão

MP-AM acusa prefeito de Maraã de omissão dolosa e violação dos deveres de honestidade, e o pressiona para que envie cópias de contratos confirmados ao órgão 2

O MP-AM ( Ministério Público do Estado do Amazonas) emitiu uma recomendação a, Pastor Edir, prefeito do município de Maraã, localizado no interior do Amazonas, para que, dentre 15 dias, encaminhe ao órgão de fiscalização cópias de todos os contratos firmados nos últimos 12 meses. Além disso, o MP-AM estabeleceu o prazo de 30 dias para que o gestor municipal implemente ou aprimore um portal da transparência no município.

O Diário Oficial do MP-AM publicou a recomendação na quarta-feira (26). Segundo os documentos oficiais, para a abertura do procedimento, o Promotor de Justiça Marcos Túlio Pereira considerou o artigo 11 da Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), com as alterações da Lei nº 14.230/2021.

Este artigo prevê que constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade, caracterizada por negar publicidade aos atos oficiais. O promotor de justiça também cita artigos da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.

“A Lei nº 8.666/93 e a Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos) estabelecem como princípio fundamental a publicidade dos atos administrativos, especialmente aqueles relacionados a contratações públicas”, cita o documento.

Nos documentos, fica recomendado ao prefeito de Maraã o envio de todos os contratos firmados nos últimos 12 meses da administração. O Ministério Público estabelece ainda o prazo de 30 dias para que o prefeito crie ou aprimore um Portal da Transparência no município. Apesar do prazo de 15 dias para o envio das documentações, o prefeito tem 10 dias para prestar as primeiras informações acerca do cumprimento da recomendação.

“ADVERTE-SE que o não cumprimento da presente Recomendação ensejará a adoção das medidas legais necessárias a fim de assegurar a sua implementação, inclusive através do ajuizamento da ação civil pública por ato de improbidade administrativa, uma vez que o não atendimento à presente recomendação poderá configurar DOLO ESPECÍFICO para os fins da Lei nº 8.429/92, conforme as alterações introduzidas pela Lei nº 14.230/2021”, finaliza a recomendação.

Confira documentos na integra https://ampost.com.br/wp-content/uploads/2025/03/RECOMENDACAO-MPAM-MARAA.pdf

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Recent Posts

Câmara aprova urgência para projeto que antecipa exames de câncer de mama no SUS a partir dos 40 anos

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28), o PL 499/2025, de autoria do senador…

26 minutos ago

Operação em área de mata já dura 12 horas e equipes encontram corpos de vítimas amarradas

Após uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha — que, pela conta oficial,…

6 horas ago

Miss Universe Amazonas anuncia datas da edição 2026; veja como se inscrever

O Miss Universe Amazonas anunciou as datas oficiais da edição 2026. A final do concurso…

19 horas ago

Petrobras estima cinco meses para perfuração do primeiro poço na Foz do Amazonas

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, informou que a perfuração do poço inaugural na Bacia…

20 horas ago

Novas regras para desengasgar um bebê: veja o que (e por que mudou)

A maneira correta de socorrer um bebê engasgado mudou, conforme novas diretrizes da American Heart…

21 horas ago

Megaoperação mobiliza 2,5 mil policiais no Alemão e na Penha contra o Comando Vermelho

As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro deflagraram, nesta terça-feira (28), uma megaoperação…

22 horas ago

This website uses cookies.