Em ação conjunta na fronteira amazônica, o Exército Brasileiro, por meio do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva, atuou em cooperação com a FUNAI e a Polícia Militar do Amazonas na Terra Indígena Vale do Javari. A operação, centrada na Base Ituí-Itaquaí, visa consolidar a presença do Estado em uma das regiões mais remotas do país, combater atividades ilícitas e proteger comunidades indígenas.
A iniciativa reforça a soberania nacional e a preservação ambiental em área estratégica, com alto valor geopolítico e sociocultural. A coordenação entre instituições busca garantir segurança e acesso à justiça em locais isolados, além de resguardar povos originários, incluindo grupos isolados — a maior concentração global desse tipo.
Com 85.445 km² (área superior à da Áustria), a Terra Indígena Vale do Javari abriga 6.317 indígenas de 26 etnias e mais de 2.000 indivíduos não contactados. A operação simboliza o esforço estatal para equilibrar defesa territorial, proteção ambiental e direitos humanos na Amazônia.
(Fonte: Instagram/@exercitooficial)
Subiu para cinco o número de traficantes amazonenses mortos durante a megaoperação policial realizada no…
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28), o PL 499/2025, de autoria do senador…
Após uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha — que, pela conta oficial,…
O Miss Universe Amazonas anunciou as datas oficiais da edição 2026. A final do concurso…
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, informou que a perfuração do poço inaugural na Bacia…
A maneira correta de socorrer um bebê engasgado mudou, conforme novas diretrizes da American Heart…
This website uses cookies.