Portaria de instauração do inquérito foi publicada na última sexta-feira, (29), no Diário Oficial do MP-AM. Assinada pelo promotor de Justiça Antônio José Mancilha, o documento aponta que o órgão ministerial entrou em contato com a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), mas não obteve resposta sobre o problema denunciado.
Por isto, Mancilha determinou instauração de inquérito para apurar “violação à dignidade humana e ao direito ao sepultamento adequado, no Cemitério Parque Tarumã, situado nesta Capital, em razão da ausência de limpeza e de manutenção do local, principalmente, na região em que foi enterrada a maioria das vítimas da Covid-19”.
Ainda no documento, o promotor solicita que a Semulsp preste os devidos esclarecimentos quanto às irregularidades estruturais indicadas no Cemitério Parque Tarumã.
O descaso com o local não é novidade. Em julho do ano passado, reportagem do GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (GDC) apontou abandono do espaço destinado às vítimas da Covid-19.
Na época, matéria identificou túmulos estão tomados pelo mato, sepulturas sem identificação, lixo espalhado e caminhos obstruídos pela vegetação na área destinada às vítimas da Covid-19. A falta de manutenção expõe além do descaso, diversos problemas ambientais e de planejamento.
Prioridades
Recursos para cuidar da estrutura e limpeza local não falta. Em setembro do ano passado, a Semulsp contratou a empresa Magalhães Construções e Serviços Especializados Ltda. para construir um cemitério vertical, dentro do cemitério Nossa Senhora Aparecida, o Cemitério Tarumã, pelo valor de R$ 24,5 milhões.
Tefé (AM) – Nesta sexta-feira (5), feriado no Amazonas foi marcado por um momento de…
A gestão do prefeito Edir Costa Castelo Branco, o Pastor Edir (União), está no centro…
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de…
Ex-secretários do governador Helder Barbalho (MDB) e empresários viraram réus após a Justiça Federal no…
O universitário Risatti César Fonseca Soares, 30, foi preso nesta quarta-feira (4), após forjar sequestro…
O vereador Sargento Salazar(PL-AM) voltou a criticar duramente, nesta q'uarta-feira (3/9) o governador Wilson Lima…
This website uses cookies.