O Governo Federal negou categoricamente que o cultivo de tilápia será proibido no Brasil, após rumores se espalharem nas redes sociais em meio à polêmica gerada pela liberação da importação de tilápia vietnamita.
A informação falsa ganhou força nos últimos dias, mas já foi desmentida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo o MMA, não existe qualquer proposta, estudo ou discussão que trate do banimento da tilápia no país. O Ibama reforça que o peixe continua sendo uma espécie permitida, amplamente consolidada e de grande importância econômica para a aquicultura brasileira.
Avaliação técnica não tem relação com proibição Atualmente, a Comissão Nacional de Biodiversidade (CONABIO) analisa a atualização da Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras. No entanto, o governo esclarece que a inclusão de uma espécie nessa lista não significa proibição de cultivo, mas sim um alerta técnico para orientar políticas públicas e estratégias de prevenção ambiental.
O processo é conduzido de forma colegiada, com a participação de diversos ministérios, instituições de pesquisa, universidades, setor produtivo e representantes da sociedade civil.
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) solicitou prazo adicional para aprofundar a análise das espécies — incluindo a tilápia — e garantiu que qualquer decisão será baseada em evidências científicas atualizadas e diálogo com o setor.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), publicou, nesta quinta-feira (13), novo edital para…
Policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) estão sendo acusados de executar a tiros,…
O risco de um bebê morrer durante a gestação ou parto é até 68% maior…
O prefeito em exercício de Tefé, Lazinho Nogueira, voltou a demonstrar seu comprometimento com o…
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) iniciou o processo de seleção para 250 novas vagas…
Demonstrando preocupação contínua com o bem-estar da população, o prefeito de Uarini, Marcos Martins, destacou…
This website uses cookies.