Últimas NotíciasBrasil

Governo federal nega proibição do cultivo de tilápia após liberar importação

O Governo Federal negou categoricamente que o cultivo de tilápia será proibido no Brasil, após rumores se espalharem nas redes sociais em meio à polêmica gerada pela liberação da importação de tilápia vietnamita.

A informação falsa ganhou força nos últimos dias, mas já foi desmentida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo o MMA, não existe qualquer proposta, estudo ou discussão que trate do banimento da tilápia no país. O Ibama reforça que o peixe continua sendo uma espécie permitida, amplamente consolidada e de grande importância econômica para a aquicultura brasileira.

Avaliação técnica não tem relação com proibição Atualmente, a Comissão Nacional de Biodiversidade (CONABIO) analisa a atualização da Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras. No entanto, o governo esclarece que a inclusão de uma espécie nessa lista não significa proibição de cultivo, mas sim um alerta técnico para orientar políticas públicas e estratégias de prevenção ambiental.

O processo é conduzido de forma colegiada, com a participação de diversos ministérios, instituições de pesquisa, universidades, setor produtivo e representantes da sociedade civil.

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) solicitou prazo adicional para aprofundar a análise das espécies — incluindo a tilápia — e garantiu que qualquer decisão será baseada em evidências científicas atualizadas e diálogo com o setor.

Avatar de Portal Maninho

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *