Primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo é criada no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (26) a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante, batizado de Butantan-DV, é tetravalente, ou seja, protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, e será destinado inicialmente a pessoas entre 12 e 59 anos.
Os estudos clínicos realizados ao longo de cinco anos com mais de 16 mil voluntários em 14 estados brasileiros demonstraram eficácia de cerca de 75% contra casos sintomáticos e mais de 90% contra formas graves e hospitalizações.
A aprovação ocorre em meio a um dos piores surtos da doença já registrados no país, com milhões de casos em 2025, e representa um marco histórico para a saúde pública brasileira.
O Instituto Butantan já possui cerca de um milhão de doses prontas e prevê ampliar a produção para 30 milhões em 2026, em parceria com a empresa chinesa WuXi. Com a decisão da Anvisa, caberá agora ao Ministério da Saúde definir o cronograma de incorporação da vacina ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), priorizando regiões com maior incidência da doença.

