Alerta: golpistas usam falso recadastramento para enganar aposentados no Amazonas
A Fundação Amazonprev emitiu um alerta nesta sexta-feira (15) para aposentados e pensionistas sobre golpes envolvendo falsos contatos para recadastramento. A instituição reforça que não liga nem envia mensagens com links ou códigos para segurados realizarem o procedimento.
Segundo a direção, os registros de tentativas de fraude são diários. Golpistas utilizam números falsos, imagens não autorizadas da Amazonprev e se passam por servidores para pedir informações pessoais, instalar aplicativos ou enviar códigos. Ao seguir as orientações dos criminosos, as vítimas têm contas bancárias e senhas clonadas, sendo usadas para contrair empréstimos e transferir valores.
A instituição esclarece que qualquer comunicação sobre recadastramento ocorre somente após solicitação do próprio aposentado, pensionista ou representante legal, e mediante comprovação de identidade. Canais oficiais de atendimento: E-mails: amazonprev@amazonprev.am.gov.br | cadastro@amazonprev.am.gov.br Telefones: (92) 3627-3400 / 3627-3401 WhatsApp: (92) 98484-1319 Como fazer o recadastramento O recadastramento iniciou em agosto para os segurados aniversariantes do mês.
Presencial (Manaus): agendamento prévio no site www.amazonprev.am.gov.br e comparecimento à sede (Av. Visconde de Porto Alegre, 486 – Centro). APP MEU RPPS: disponível para quem já fez o Censo Previdenciário (2023/2024), com login igual ao do Portal do Segurado.
Visita domiciliar: para acamados, mediante solicitação por telefone ou e-mail. Recadastramento Virtual: exclusivo para quem mora fora de Manaus, solicitado pelo e-mail cadastro@amazonprev.am.gov.br, com atendimento por videoconferência. A Amazonprev reforça que o único aplicativo autorizado é o MEU RPPS. Qualquer mensagem recebida fora desses canais deve ser ignorada.