Últimas NotíciasAmazonas

Janja participa de encontro em Manaus com cientistas e presidência da COP30

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) será a anfitriã do encontro preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, e o presidente da COP30 no Brasil, o embaixador André Côrrea do Lago, irão participar do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável em Manaus nos dias 19 e 20 de agosto. O objetivo do evento é entregar o documento contendo um conjunto de contribuições da comunidade acadêmica e científica da região amazônica ao presidente da COP30 no Brasil.

Dirigida às instituições de ensino superior, pesquisa e inovação e às redes científicas e tecnológicas com atuação regional, a iniciativa se concretizará, no primeiro momento, pela submissão do documento ao evento e, em seguida, pela sua entrega formal à Presidência da COP30. Segundo a organização nacional, o conjunto de ações, programas ou tecnologias desenvolvido no âmbito dessas entidades devem indicar as contribuições sobre a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), o aumento da resiliência climática de ecossistemas e populações vulneráveis, e o fortalecimento de soluções sustentáveis baseadas na interlocução entre o conhecimento científico e o originário.

Precisamente, o evento pré-COP30 apresentará a Ciência da Amazônia como um ativo estratégico do Brasil para a implementação das metas climáticas do País, alinhadas ao Plano de Transformação Ecológica, à Nova Indústria Brasil, aos componentes estratégicos de adaptação e mitigação do Plano Clima e à Agenda de Ação da Conferência e seus seis eixos e 30 objetivos-chave, a partir das realidades da Amazônia. Ao considerar a meta nacional de redução das emissões líquidas de GEE de 59% a 67% até 2035, com base nos níveis de 2005, o foco das contribuições são as concretas que podem ser implementadas na Amazônia, com base em ciência, tecnologia, inovação e conhecimentos tradicionais.

O evento pré-COP30 é realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e será realizado no setor Sul do campus Sede da Ufam, localizado na avenida Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 1.200, Coroado I.

Ações nos seis eixos
Ainda durante a COP29, ocorrida em 2024, foram estabelecidos seis eixos temáticos para agregar as contribuições nacionalmente determinadas, cuja sigla em inglês é NDC, e que serão a base para a elaboração da NDC brasileira referente à década de 2025 e 2035. Os eixos temáticos são estes: 1) Transição nos setores de energia, indústria e transporte;

2) Gestão sustentável de florestas, oceanos e biodiversidade;

3) Transformação da agricultura e dos sistemas alimentares;

4) Construção de resiliência em cidades, infraestrutura e água;

5) Promoção do desenvolvimento humano e social; e

6) Objetivos transversais – Catalisadores e aceleradores, incluindo financiamento, tecnologia e capacitação. Esses
eixos temáticos se desdobram em temas específicos, alcançando o total de 30 subitens.

A contribuição das instituições amazônicas é resultado de décadas de financiamento público em esforços de Pesquisa, Extensão, formação superior e tecnológica, envolvendo mais de 400 unidades institucionais presentes nos nove estados da Amazônia Legal. Os cerca de 500 programas de pós-graduação na região estão engajados nas diversas áreas de conhecimento sobre as dinâmicas ambientais, sociais e econômicas associadas às florestas tropicais e a suas interações urbanas e continentais.

Avatar de Portal Maninho

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *