Estado do Amazonas lança atendimento médico 24h por teleconsulta, o primeiro do país
O Amazonas lançou nesta quarta-feira (19) um serviço inédito de teleconsulta 24 horas com clínico geral no âmbito do programa Saúde AM Digital. O novo atendimento, disponível para toda a população de Manaus e do interior, garante suporte médico imediato para casos de urgência básica, sem que o usuário precise se deslocar até uma unidade de saúde.
Durante o anúncio, o governador Wilson Lima, destacou que o estado é o primeiro do país a oferecer um serviço desse tipo na rede pública. A teleconsulta funciona integralmente pelo aplicativo Saúde AM Digital, disponível para Android e iOS.
Como funciona o atendimento 24h
O acesso ao serviço é direto e não passa pelo Sistema de Regulação (Sisreg). O paciente precisa baixar o aplicativo, fazer o login com seu CPF e número do cartão do Sistema único de Saúde (SUS) e responder a um questionário de triagem com oito perguntas para classificar a urgência do caso.
Casos leves ou moderados (classificados como verdes ou azuis): O atendimento segue imediatamente pelo app com um clínico geral. O prazo máximo para o início da consulta é de 20 minutos.
Casos de emergência: Se o sistema identificar uma situação crítica, o paciente será orientado a procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou hospital mais próximo.
Durante a consulta virtual, o médico poderá:
Fornecer orientações médicas.
Prescrever receitas e atestados, que ficarão disponíveis digitalmente no aplicativo.
Solicitar exames iniciais, se necessário.
“Você não precisa ir mais numa unidade de saúde. Só se for um caso de urgência e emergência. Mas essas questões rotineiras do atendimento básico, tá aqui agora, na palma da mão”. ressaltou o governador.
Expansão do Telesaúde e resultados
Wilson Lima fez um balanço positivo da primeira fase do Telesaúde, lançada em abril, que já oferece 17 especialidades – a mais recente incluída foi a geriatria. De acordo com os dados apresentados, o programa já realizou 100 mil atendimentos e obteve reduções significativas nas filas por especialidades:
95% de redução em Gastroenterologia
76% em Urologia
70% em Alergologia
61% em Endocrinologia
Fila zero em Pediatria, Ginecologia e Ginecologia Obstétrica
O programa também conta com 41 “telessalas” físicas em municípios do interior e da capital para auxiliar idosos ou pessoas com dificuldade em usar o aplicativo.
O governador anunciou ainda a próxima expansão: a instalação de telessalas na zona rural.
Transparência: “Saúde em Tempo Real”
Na ocasião, Lima adiantou o lançamento, para dezembro, do painel Saúde em Tempo Real. A ferramenta reunirá e atualizará a cada 10 minutos indicadores diários da rede estadual, como:
Número de atendimentos clínicos
Quantidade de nascimentos
Registro de acidentes de trânsito
Fluxo hospitalar
A plataforma tem como objetivo ampliar a transparência, o monitoramento e a agilidade na tomada de decisão na gestão da saúde pública.
Reconhecimento Nacional
O governador também comemorou a seleção do Hospital Delfina Aziz, unidade estadual em Manaus, para integrar o programa de Hospitais e Serviços Inteligentes do Ministério da Saúde.
A unidade foi uma das duas escolhidas na Região Norte para receber suporte do SUS para avançar na implementação de tecnologias, incluindo inteligência artificial.
A iniciativa reforça o avanço do estado na área de telemedicina, democratizando o acesso à saúde de qualidade e utilizando a tecnologia para superar as barreiras logísticas da região.

