Amazonas amplia acesso à saúde: consultas oftalmológicas e óculos gratuitos para a população
Nesta segunda-feira (24), foi lançado um grande mutirão de oftalmologia que oferecerá mais de 12 mil consultas à população do Amazonas. A ação, sediada no Centro de Convenções Vasco Vasques, tem como principal meta reduzir significativamente o tempo de espera de pacientes que aguardam por atendimento na rede pública, garantindo mais agilidade e acesso à saúde visual.
Em seu discurso, o governador do estado, Wilson Lima (União Brasil), explicou a motivação por trás da iniciativa.
“Nós identificamos algumas áreas em que havia uma demanda muito grande. Uma delas foi a questão das consultas oftalmológicas, é por isso que a gente está ampliando essa quantidade”, afirmou.
Além das consultas completas, que incluem avaliação da acuidade visual e exame de para definir o grau dos óculos, o mutirão abrange pacientes que receberem a indicação para uso de lentes corretivas e terão um benefício a mais.
Eles poderão escolher a armação de sua preferência no local, que será fornecida gratuitamente, com entrega já marcada para o mês de dezembro.
A ação prioriza, inicialmente, as pessoas que já estavam cadastradas no sistema público aguardando por uma vaga. No entanto, a organização do mutirão estende a oportunidade a todos.Além da disponibilização das armações, o mutirão serve como uma porta de entrada para outro serviço essencial: o combate à catarata.
No local, os pacientes que receberem o diagnóstico para a condição serão imediatamente encaminhados para o mutirão de cirurgias do programa Opera+ Amazonas, uma das principais frentes de atuação do Governo do Estado na área da saúde.

