Educação

Novos Cetis entregues pelo Governo Amazonas integram educação, tecnologia, esporte e cultura

Desde 2019, foram entregues 11 unidades na capital e interior do estado O modelo dos Centros Educacionais de Tempo Integral (Cetis) é referência na educação básica no Amazonas por integrar áreas pedagógicas, desportivas e tecnologia em um único espaço acadêmico. Desde 2019, o Governo do Amazonas entregou 11 Cetis na capital e interior do estado, com investimento estimado em R$ 222 milhões.

Os centros são considerados a maior estrutura da educação básica no Amazonas. As unidades dispõem de laboratórios de informática, química, salas de luta, dança e música, além de piscina, quadra coberta e campo de futebol. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, os Cetis atendem cerca de 11 mil estudantes.

“São espaços totalmente formados para que a gente possa ofertar o que há de mais moderno em termo de espaço, de esporte e tecnologia, condições de extrema importância para atrair esses jovens, transformando esses ambientes voltados para o interesse desses alunos, principalmente alunos do Ensino Médio, para que eles possam, por meio do esporte, ter melhores futuros”, enfatizou a secretária de Educação, Kuka Chaves.

Na capital, foi entregue, em 2021, o Ceti Dariana Correa Lopes, localizado no conjunto Viver Melhor, bairro Lago Azul, na zona norte de Manaus. No interior do estado, foram inaugurados dez Cetis, nos municípios de Benjamin Constant, Lábrea, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, São Paulo de Olivença, Tefé, Codajás, Eirunepé e Tabatinga.

Uma das unidades entregues em 2022 foi o Ceti José de Araújo Rodrigues, em Codajás. O local possui um diferencial: um Espaço Maker, que compõe o projeto “Fazer para Aprender”, do programa Educa+Amazonas.

O laboratório é equipado com materiais que permitirão a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, por meio da robótica, programação, impressão em 3D, eletrônica, produção de áudio e vídeo, marcenaria e produção artística.

Além de Codajás, escolas da capital, de Tabatinga e Eirunepé também contam com laboratórios de robótica. Todos os Cetis têm o selo do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam) e investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

**NOVAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL
**
2019
• Ceti Professor Aristélio Sabino de Oliveira, em Benjamin Constant;
• Ceti Agostinho Ernesto de Almeida, em Lábrea;
• Ceti Professora Rosária Marinho Paes, em Nova Olinda do Norte;

2020
• Ceti Maria Eva dos Santos, em Presidente Figueiredo;

2021
• Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no Careiro Castanho;
• Ceti Professor Calixto Ribeiro, em São Paulo de Olivença;
• Ceti Hélio Bessa, em Tefé;
• Ceti Dariana Correa Lopes, em Manaus;

2022
• Ceti José de Araújo Rodrigues, em Codajás;
• Ceti Neuza Alves Barroso, em Eirunepé;
• Ceti João Carlos Pereira dos Santos, em Tabatinga

**INAUGURAÇÕES PARA 2022
**• Ceti Boca do Acre – previsão de entrega julho de 2022;
• Ceti Fonte Boa – previsão de entrega dezembro de 2022.

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *