CidadeÚltimas Notícias

Moradores da Comunidade da Sharp conhecem primeira obra do Prosamin+

Executada com recursos estaduais, a obra vai contemplar a construção de quatro blocos habitacionais com 32 apartamentos na avenida Rodrigo Otávio Japiim

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas realizou, nesta terça-feira (19/07), uma edição do projeto “Tô na Obra” com a participação de lideranças do Grupo de Apoio Local (GAL) da Comunidade da Sharp, que vai receber intervenções do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).

O grupo, integrado por moradores que irão passar pelo processo de desapropriação e reassentamento previstos no Prosamin+, visitou a primeira obra de um novo residencial que começou a ser erguido na avenida General Rodrigo Otávio, bairro Japiim, zona sul de Manaus.

A visita iniciou com uma apresentação do programa na sede da UGPE e depois o grupo seguiu para a obra.

“É muito importante, porque nessa data de hoje a gente viu o projeto no papel. E quando vem para a parte física, o sonho da gente se torna concretizado”, comemorou a líder comunitária da Comunidade da Sharp, Emilene Mariana.

De acordo com a UGPE, que executa o Prosamin+, o conjunto composto por quatro blocos e 32 apartamentos será destinado ao reassentamento das famílias beneficiárias do programa, nas comunidades da Sharp e Manaus 2000.

Um segundo conjunto, com nove blocos e 72 apartamentos, já foi licitado e, em breve, começa a ser erguido no bairro Cachoeirinha, também na zona sul. Os dois residenciais serão construídos com recursos estaduais, para agilizar o processo de reassentamento das famílias.

“Aqui é como se fosse o embrião do novo Prosamin+. O Habitacional dentro do programa é uma das soluções de reassentamento. A gente não consegue tirar todo mundo de lá e colocar em apartamento. Essa é uma das soluções”, disse o subcoordenador de engenharia da UGPE, João Benayon.

Além das unidades habitacionais, o programa oferece como soluções de moradia a indenização, bônus-moradia e bolsa moradia transitória.

No decorrer do programa serão reassentadas, por etapas, 2.580 famílias da envoltória de obras nas comunidades da Sharp e Manaus 2000. Outras nove quadras habitacionais estão projetadas para serem construídas pelo Prosamin+. São sete na obra da Comunidade da Sharp, na zona leste; e dois na obra da Manaus 2000, na zona sul, perfazendo um total 648 unidades habitacionais construídas pelo programa.

Com investimento de aproximadamente R$ 542 milhões, o Prosamin+ vai executar obras de infraestrutura, saneamento básico, habitação, requalificação urbanística e tratamento de área de risco socioambiental nos bairros do Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes.

A subcoordenadora social da UGPE, Viviane Dutra, destacou a importância da participação da comunidade em todas as fases do novo Prosamin+.

“Todas essas ações que foram feitas nesta tarde fazem parte do processo participativo. Então sempre que uma nova etapa inicia, ou uma nova atividade é feita, a gente convida as lideranças comunitárias, faz uma reunião de nivelamento, e apresenta qual o planejamento que vai ser feito”, disse a subcorrdenadora.

Na próxima quarta e quinta-feira (27 e 28/07), o Governo do Amazonas realiza dois dias de mutirão, na Comunidade da Sharp, para o atendimento pela Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) das primeiras 274 famílias que serão reassentadas na Comunidade da Sharp.

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *