Saúde

Após reforma, Caic+ Josephina de Mello retoma atendimentos nesta sexta-feira (22/07)

Espaço reabrirá com novas especialidades pediátricas para pessoas de 0 a 17 anos

Após dois anos inativo, o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic+) Josephina de Mello, localizado no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus, retoma as atividades nesta sexta-feira (22/07) na modalidade Caic+. O espaço reabrirá com novas especialidades pediátricas para pessoas de 0 a 17 anos.

A unidade funcionará das 7h às 17h30, de segunda a sexta-feira. Nesta sexta-feira, a reabertura ocorrerá às 15h30. A ampliação da faixa etária de atendimento de 14 para 17 anos e serviços oferecidos, são resultados de ações do projeto Criança Amazonas, que faz parte do programa Saúde Amazonas, executado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Anoar Samad, o Caic+ é a quinta unidade infanto-juvenil reformada e aberta pelo governador Wilson Lima. Com o novo formato, ele explica que será possível ampliar a quantidade de atendimentos.

“Alguns Caic’s tinham 300 consultas por mês e foram para 1.700, 1.800, então o nosso objetivo sempre do Governo do Estado é justamente levar uma melhor qualidade no atendimento à população, claro que para isso precisamos também reformar estruturas, revitalizar estruturas, construir novas estruturas, então é isso que estamos fazendo”, destacou Anoar.

A diretora do Caic+, Marisa Andrade, afirmou que o centro atenderá pessoas de bairros como Colônia Oliveira Machado, Morro da Liberdade, Santa Luzia, Educandos e até do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). Segundo ela, a reinauguração é de extrema importância tanto para a comunidade quanto para os servidores.

“Nós estávamos com a unidade fechada há mais de dois anos por conta da pandemia. A reinauguração dessa unidade é muito importante para nós, os servidores estão muito felizes e a comunidade da Colônia Oliveira Machado e adjacências estão muito felizes com a reinauguração desse Caic, que antes era um Caic num formato que não tínhamos especialidades e agora teremos infectologista, gastro, nutrólogo, além de outras especialidades”, pontuou a diretora.

Revitalização – Para a revitalização do Caic+ Josephina de Mello, incluindo a reforma e mobiliário, foram investidos R$ 950.294,77. A unidade terá capacidade para realizar mais de 3,3 mil consultas por mês, sendo 1,3 mil de atendimentos com especialidades médicas e cerca de 2 mil consultas com outros serviços.

A reforma dos Caics é fruto da parceria entre a SES-AM e o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), que executou os trabalhos.

Acesso – O agendamento de atendimentos no Caic+ Especialidades ocorre via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), seguindo critérios de prioridade e gravidade. O paciente, de 0 a 17 anos, realiza o atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e recebe o encaminhamento para os serviços do Caic+. O encaminhamento precisa ser inserido no Sisreg na unidade de saúde que solicitou o atendimento especializado.

É importante que pais e responsáveis das crianças e adolescentes que necessitam dessa assistência mantenham os dados do cadastro atualizados no Sistema Único de Saúde (SUS), para receber informações do status do seu procedimento, consulta ou exame.

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *