Saúde

Governo entrega equipamentos para modernização das cirurgias infantis no Amazonas

Hospital Infantil Dr. Fajardo recebe sistema de videolaparoscopia para diagnóstico e tratamento de doenças no abdômen

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou nesta segunda-feira (25/07) a entrega de novos equipamentos para o Hospital Infantil Dr. Fajardo, localizado na avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus. Foram investidos mais de R$ 340 mil do Fundo Estadual de Saúde para aquisição dos materiais.

A unidade de saúde recebe um novo sistema de videolaparoscopia, com equipamentos que possibilitam a realização de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, realizada por auxílio de uma endocâmera no abdômen. Segundo o secretário da SES-AM, Dr. Anoar Samad, a entrega vai qualificar e modernizar as cirurgias infantis realizadas no Estado.

“A medicina evoluiu muito e a tecnologia também, agora, temos aparelhos para fazer cirurgias sem corte, para todo tipo de aplicação. Então, não é diferente no serviço público. Hoje, o presente foi para o Hospital Dr. Fajardo, referência em pediatria, que vem crescendo muito, e nós, como secretaria, estamos investindo”, ressaltou o secretário.

Também conhecida como videocirurgia, cirurgia por vídeo ou apenas laparoscopia, a videolaparoscopia possibilita o tratamento de diversas condições de saúde, como remoção de órgãos inflamados como vesícula ou apêndice, tratamento de hérnias do abdômen e cânceres em diversos órgãos do aparelho digestivo.

De acordo com o diretor do Hospital, Dr. Aly Ballut, a expectativa é que, por ser menos invasiva, as cirurgias com o equipamento no Dr. Fajardo proporcionem ainda mais segurança aos pacientes e uma recuperação mais tranquila.

“Os médicos cirurgiões vão ter a vantagem de operar com um aparelho desse, que significa uma cirurgia não invasiva para as crianças, em um tempo rápido, para se operar e ir para casa”, explicou o diretor.

Durante a entrega do sistema de videolaparoscopia à unidade, foram apresentados os equipamentos adquiridos para realização dos procedimentos, que incluem: microcâmera digital, fonte de iluminação led, monitor led, insuflador de dióxido de carbono (CO²), endoscópios rígidos e um rack armário.

Investimentos
Além de equipamentos hospitalares, a SES-AM tem investido na ampliação de outros itens que compõem o parque tecnológico das unidades de saúde. Em dezembro de 2021, o Governo do Amazonas entregou ao Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam) 30 novos computadores para a renovação dos eletrônicos até então utilizados no local.

Os equipamentos foram instalados na recepção, na área administrativa e nas três UTIs. Desde junho de 2021, a SES-AM entregou mais de 500 computadores às unidades de saúde do Estado.

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *