CidadeÚltimas Notícias

Merendeiras da rede municipal de ensino passam por formação em Tefé (AM)

Qualificação se faz necessária para garantir mais segurança no trabalho e na alimentação

Um dos principais objetivos do curso foi informar e orientar aos manipuladores de alimentos sobre o manual de boas práticas e as técnicas dietéticas, principalmente, a servidores da área que nunca foram treinados. Treinamento teve a duração de seis dias e contou com a amostra gastronômica, para apresentação de preparações da merenda escolar da rede municipal, além de incluir novos pratos para o cardápio de 2023.

Nessa etapa foram formadas 49 merendeiras e um merendeiro da zona rural, da Rede Pública Municipal de Ensino. O curso aconteceu na Escola Municipal Rural São Francisco do KM 04 da Estrada Agrovila-Emade e na Escola Municipal Rural Indígena Santa Cruz, na Comunidade Nova Esperança – Barreira de Baixo, nos turnos matutinos e vespertinos.

Para o Secretário da SEMEC, Prof. Marcus Lúcio de Sousa, é primordial a realização de capacitações uma vez que se oportuniza a alimentação mais adequada aos alunos do ponto de vista higiênico-sanitário, além de melhorar a qualidade nutricional das refeições oferecidas nas escolas.

“Para a produção de uma alimentação adequada e segura é imprescindível a qualificação da merendeira. Dessa forma, parabenizo aqui os nossos profissionais de nutrição e demais profissionais que contribuíram com curso, abordando com clareza e de forma dinâmica todos os assuntos relacionados”, enfatizou o Secretário de Educação, Esporte e Cultura.

De acordo com as nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), Natalie Caroline, Márcia Guimarães e Anandra Fernandes, a capacitação das merendeiras foi importante para reforçar as medidas de segurança alimentar básicas e obter conhecimento do que será implantado posteriormente nas escolas, tanto no momento da produção de alimentos, quanto na composição dos novos cardápios seguindo a nova resolução. “Foi uma capacitação proveitosa de muito aprendizado e troca de experiências”, afirmou.
Gustavo Aurélio, Coordenador da Merenda Escolar da SEMEEC, assegura que em breve os profissionais da merendar escolar da zona rural de Tefé, receberá capacitação. “Nossa expectativa para o próximo curso de capacitação, que será voltado para as escolas da zona rural, é a melhor. Assim, almejamos capacitar e qualificar todas as merendeiras da rede municipal com a garantia de uma manipulação correta e adequada muito em breve”, pontuou Gustavo Aurélio.

O curso foi ministrado pelo Chef Jeriel Alencar da Silva. O encerramento aconteceu na última sexta-feira, (29/07), às 14h, na Comunidade de São Francisco – KM 04 da Emade, onde os participantes foram certificados e também receberam kits de Agentes de Merenda Escolar.

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Fotos e Texto: Augusto Gomes | ASCOM SEMEEC

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *