Prefeito de Manaus David Almeida anuncia apoio a Bolsonaro no segundo turno
Partido da David Almeida, Avante, faz parte da coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta segunda-feira (10) apoio ao Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições. Embora seu partido, Avante, faça parte da coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o prefeito garantiu ter autonomia para tomar a decisão e citou seu alinhamento com o presidente na pauta conservadora e religiosa.
Almeida também minimizou os conflitos que teve ao longo do ano com Bolsonaro, quando o governo reduziu o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) de produtos fabricados na Zona Franca de Manaus (ZFM), prejudicando a competitividade da região. Após decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) às fábricas instaladas na capital do Amazonas, o governo federal voltou atrás e restabeleceu a cobrança, preservando o faturamento local.
“Eu comungo dos pensamentos dele, sou cristão, evangélico, desde que nasci, e defendo todos os princípios. O que estava divergindo era em questão da Zona Franca, e obtive todas as respostas necessárias. E eu estou com ele desde 2015. O Avante caminha de um lado diferente, mas eu tenho minha autonomia dentro do partido”, justificou Almeida.
Os dois se encontraram no Palácio da Alvorada, para discutir a formalização do apoio. Também nesta segunda-feira (10), o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), reforçou, ao lado do presidente, o apoio que já deu à sua candidatura no primeiro turno.
Fonte: valor.globo