Parceria entre Secretaria de Educação e Segurança Pública intensificam ações de segurança nas escolas em Tefé
A adoção de medidas de segurança nas imediações das unidades educacionais se faz necessária devido a recentes ataques ocorridos em instituições de ensino no Brasil
A Prefeitura de Tefé através de ação coordenada entre Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, a Polícia Civil e Militar, visa aumentar a segurança nas escolas. A iniciativa prevê ações a curto e médio prazo em face aos recentes acontecimentos lamentáveis no país.
“Inicialmente já colocamos em andamento a intensificação da Ronda Escolar e a GCM nos perímetros das unidades educacionais. Também serão adotadas medidas quanto à entrada e saída bem como a adoção de crachás de identificação de funcionários, e alunos nas unidades municipais, para que qualquer atividade fora do regular seja identificada com antecipação”, explica Marcus Lúcio de Sousa, Secretário de Educação, Esporte e Cultura de Tefé.
A adoção de medidas de segurança nas imediações das unidades educacionais se faz necessária devido a recentes ataques ocorridos em instituições de ensino no Brasil.
“Estamos aumentando o contingente da Guarda Civil Municipal, uma atenção especial da nossa Administração Municipal, visando aumentar o efetivo municipal o quanto antes para por em prática ações de Segurança Pública em diversos âmbitos. A população precisa estar e se sentir segura”, salientam Nazareno Mota, Secretário Municipal de Segurança Pública, e João Batista, Comandante da Guarda Civil Municipal.
Dentre ações destacadas, de início imediato, está a intensificação da Ronda nas imediações das escolas, bem como a identificação, principalmente de terceiros, para entrada nas unidades. A médio prazo serão adotadas outras ações visando o bem estar e segurança dos alunos e funcionários.
“Há outras medidas que também estão em análise para implementação, mas era necessária a implementação imediata de ações, para que tanto os pais, quanto as próprias crianças e funcionários, se sintam seguros nesse momento”, reforça Nicson Marreira, Prefeito de Tefé.
Atenção imediata às ações de ameaças às escolas de ensino
Recentemente, foi identificada pela engenharia de segurança cibernética dos órgãos de segurança do Amazonas uma ameaça de massacre na Escola Municipal Mayara Redman Abdel Aziz, localizada no bairro do Abial, zona urbana de Tefé.
De imediato, a Equipe de investigação da 5ª Delegacia Regional de Tefé, sob coordenação do Delegado Titular, com o apoio das guarnições do 3° BPM, sob o Comando do Ten. Cel. Pedro Moreira, após todo o suporte fornecido pela Equipe do Departamento de Inteligência da Polícia Judiciária – DIPJ/PC/AM, foram até a Escola indicada para apurar o conteúdo das ameaças de ataques. No local, foram identificados alunos que realizaram pichação nas paredes dos banheiros com os seguintes dizeres:
“preparem-se para o massacre”.
“Dia 20 está chagando, vai morrer muita gente”.
Na mesma linha, dois alunos foram identificados, como sendo autores das ameaças (ambiente virtual) no momento da transmissão “ao vivo” de uma Live da Força Tarefa formada pela Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas – SEDUC – Amazonas e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – SEJUSC, no exato momento em que o Delegado Titular da Delegacia Especializada na Repressão de Crimes Cibernéticos – DERCC explicava sobre a identificação dos autores de outras ameaças na capital do Estado.
Na transmissão foram identificados dois estudantes autores das ameaças, um de 14 anos e outra aluna também de 14 anos de idade. Já nas ações de ameaças à Escola Mun. Mayara Redman, no Abial, a inteligência da polícia, identificou 01 (uma) estudante de 13 anos, mais 04 (quatro) e 01 (um) de 14 (quatorze) anos de idade. Além desses, foram identificados pelos órgãos de segurança um adolescente de 15 (quinze) e outra menor de idade também de 15 (quinze) anos e uma de 17 (dezessete) anos.
De acordo com a polícia, os menores de idade foram apresentados na Delegacia Especializada para os procedimentos de estilo e os celulares apreendidos. Logo após, todos os menores foram encaminhados ao Ministério Público para adoção das providências pertinentes.
Parceria com órgãos de segurança fortalece iniciativa nas escolas
Nesta quarta-feira, 19, o Secretário de Educação, Esporte e Cultura, Marcus Lúcio de Sousa, visitou o Delegado Titular da 5ª Delegacia Regional de Tefé, Carlos Augusto Monteiro, o Comandante do Batalhão de Polícia Militar “Batalhão Solimões”, Tel. Cel. Pedro Moreira, o Comandante da Guarda Civil Municipal e o Secretário Municipal de Segurança Pública, Nazareno Mota.
O objetivo da visita foi celebrar as parcerias considerando as ações implementadas nas escolas da rede municipal, bem como, também articular na prática outros projetos de âmbito educacional.
De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Pública e o Comandante da Guarda Civil Municipal, em breve com a parceria da SEMEEC serão realizados treinamentos especializados aos vigilantes responsáveis pela segurança dos estudantes e do patrimônio público escolar. Há também a proposta de equiparar todos os servidores da segurança com Walkie-talkies, para auxiliar na comunicação com a Guarda e Polícia diante de suspeitas de ameaças.
“Essa parceria fortalece nossa proposta nas escolas e dar uma sensação de mais seguranças aos alunos, escolas, pais e responsáveis, hoje em dia. Precisamos intensificar nossas ações, mas é também preciso que os nossos servidores da segurança escolar, estejam equipados e bem treinados mediante a situações como essas que, infelizmente, estão acontecendo em nosso País. Com o apoio do Prefeito Nicson Marreira temos desempenhado com êxito tais iniciativas”, pontuou Marcus Lúcio.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Fotos e Texto: Augusto Gomes/Ascom SEMEEC