Brasil

Presidente Lula sanciona Mais Médicos e inclui telemedicina indicada por Sidney Leite

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, a lei do Programa Mais Médicos. Com o ato, fica instituída a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde que deve ampliar em 15 mil o número de médicos atuando na atenção básica do SUS, principalmente em regiões de maior vulnerabilidade. Entre os avanços propostos está a utilização da telemedicina, indicada pelo deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), que participou da comissão que analisou a medida provisória.

Além de melhorar o acesso à saúde dos que enfrentam dificuldades para se deslocar, a telemedicina também irá suprir a falta de médicos para a atenção básica e, ainda, agilizar o andamento da fila do SISREG no Amazonas, uma triste realidade no estado, em que centenas de pessoas morrem à espera de uma consulta.

“Quando participei da comissão que analisou a medida provisória do novo Mais Médicos, pedi à relatoria que a telemedicina fosse incluída no projeto para permitir que populações de áreas mais afastadas se consultassem com especialistas, além de darmos prioridade no atendimento para ribeirinhos e comunidades indígenas”, afirma o parlamentar.

O Ministério da Saúde anunciou ainda a abertura de novos editais para profissionais e para adesão de municípios, com iniciativas inéditas como médicos para equipes de Consultório na Rua e população prisional, além de novas vagas para os territórios indígenas. Ao todo, o Mais Médicos terá, até o fim de 2023, 15 mil novos médicos em todo país, totalizando 28 mil profissionais. Assim, a iniciativa do Governo Federal irá resgatar o acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros.

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *