3° Festival da cultura Afro exalta e reforça iniciativas da Prefeitura de Tefé em prol da igualdade racial
A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura (SEMEEC), realizou na última sexta-feira (01/12), o Terceiro Festival da no Cultura Afro de Tefé na praça de Santa Teresa. O Festival teve como tema “Respeito não tem cor”, e contou com uma programação cheia de apresentações e manifestações refletidas na cultura negra no Brasil.
O evento teve início por volta das 18 horas, com a realização da Feira Jeep (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), que explorou o empreendedorismo com os estudantes das escolas municipais, com o tema “Educação Empreendedora”, buscando resultados maiores na educação.
Como parte da programação da feira, a praça recebeu “stands” exclusivos com comidas típicas e regionais, e também ofertou oficinas práticas de culinária, jardinagem e artesanato para os participantes.
A programação do Festival seguiu à noite com apresentação de grupos de danças, concursos da Beleza Negra masculino e feminino, poesia, paródia, rapper e a participação da tradicional Dança Africana, um dos ícones da cultura negra, há mais de 30 anos no município.
Para a Coordenadora Municipal de cultura, Sandra Nascimento, “o Festival vem trazer uma mensagem importante para que as pessoas possam compreender que o racismo é algo que está dentro da gente. Racismo é algo que machuca e que destrói. A nossa cor de pele, não nos difere de ninguém, e nós precisamos mostrar isso para todos da nossa cidade e do nosso país”, completou.
No final, houve show com a banda de pagode Raizes do Samba.
O Festival buscou em si, apresentar as diversidades da cultura do município através das origens negras e afros descendentes, como parte da nossa história, como também combater o racismo e o preconceito existentes na nossa sociedade.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Fotos : Carlos Afonso ( Peixinho ) – SEMEEC