Homem m0rre após explosão de draga em área de garimpo ilegal no Amazonas
Um homem morreu enquanto retirada seus objetos de uma draga destruída na comunidade do Poré, em Japurá (AM), nesta quarta-feira (4).
A vítima, seria um garimpeiro e teria tentado recuperar pertences da draga destruída. Neste momento, o homem acabou se acidentando após atingir um reservatório que tinha gás enquanto utilizava suas ferramentas
Ele ficou com o corpo bastante queimado e apesar de ter sido socorrido por amigos, acabou não resistindo.
Segundo relatos de moradores da região de Japurá, Lucivaldo teria sido vítima de uma explosão ocasionada por um acidente envolvendo maçarico de solda e boia de draga.
Aparentemente, ele estava tentando abrir uma das boias da draga, no momento em que um desses recipientes que continha gás ocasionou a explosão.
Em nota divulgada a imprensa por meio do Comando Conjunto Apoena diz o seguinte:
MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO CONJUNTO AGATA AMAZÓNIA OPERAÇÃO ÅGATA 2025
O Comando Conjunto Apoena informa que tomou conhecimento das imagens divulgadas nas iltimas horas envolvendo um acidente ocorrido em uma draga na região Amazônica. Quanto ao contexto da Operação Agata 2025, ○ Comando Conjunto Apoena informa que a neutralização das balsas e demais estruturas utilizadas em atividades ilegais foi feita sem ○ uso de explosivos, e seguindo rigorosamente os protocolos de segurança e os procedimentos operacionais estabelecidos pelos órgãos federais responsáveis pela inutilização.
A ação foi conduzida no contexto de uma operação interagências de combate aos crimes ambientais na região amazônica, com a participação de órgãos federais atuando dentro da legalidade, incluindo a Marinha do Brasil, ○ Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, a Policia Federal (PF), Fundação Nacional dos Povos Indigenas (FUNAI), Receita Federal do Brasil (RFB), Policia Militar do Amazonas, Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Policia Civil do Amazonas (PC-AM), Força Nacional, Agência Nacional de Petróleo (ANP), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Distrito Sanitário Especial Indigena (DSEI), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (lC MBio) e ○ Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)
As Forças Armadas, em cooperação com os demais órgãos federais, seguem comprometidas com a proteção da Amazônia, ○ combate a práticas criminosas, a defesa da população local e a preservação dos recursos naturais e da soberania nacional.
Equipe de Comunicação Social Operação Agata Amazónia 2025- Comando Conjunto Apoena Para mais informações. op.agata25@gmail.com