Governo do Amazonas antecipa primeira parcela do 13º salário para servidores estaduais
O Governo do Amazonas iniciou o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores públicos estaduais ativos, aposentados e pensionistas entre segunda-feira (23) e terça-feira (24). A antecipação, anunciada pelo governador Wilson Lima em maio, faz parte de um planejamento fiscal que visa valorizar os servidores e estimular a economia local. Somada ao pagamento da folha salarial de junho, a medida deve injetar cerca de R$ 1,5 bilhão na economia do estado.
Na segunda-feira, receberam a antecipação os servidores dos grupos 1 e 2, enquanto nesta terça-feira foi a vez do grupo 3. Segundo o governador Wilson Lima, a ação é reflexo da saúde financeira do estado e da valorização dos trabalhadores que contribuem para a transformação do Amazonas.
A primeira parcela do 13º salário corresponde a 50% do salário bruto e não sofre desconto de imposto de renda ou contribuições ao Amazonprev, que serão descontados apenas na segunda parcela, paga no final do ano. A antecipação do benefício também tem efeito direto no comércio local, aquecendo a economia da região.
Dados da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) apontam que cerca de 82 mil servidores ativos serão beneficiados com a antecipação e o pagamento da folha mensal, totalizando R$ 942 milhões. O restante dos recursos será destinado aos servidores aposentados e pensionistas.