Um esquema de favorecimento familiar em processos licitatórios levou o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) a recomendar a anulação de todos os contratos firmados pela Prefeitura de Urucurituba com um empresário local.
A promotoria de Justiça identificou que o contratado possui vínculos familiares diretos com servidores que atuam na fiscalização das licitações: ele é tio da secretária municipal de Finanças e cunhado do agente de contratação da prefeitura, responsável por conduzir os pregões.
A Lei Federal nº 14.133/2021, que rege os processos licitatórios no Brasil, proíbe expressamente a participação de pessoas físicas ou jurídicas cujos sócios tenham parentesco de até terceiro grau com agentes públicos envolvidos na licitação. Para o MPAM, essa prática viola princípios constitucionais como igualdade, competitividade e moralidade, tornando os contratos ilegais.
A recomendação ministerial determina que sejam declarados nulos os contratos celebrados a partir de janeiro de 2025 e que, no prazo de 10 dias úteis, a prefeitura informe se acatará a medida, além de encaminhar cópias de todos os processos licitatórios em que o empresário saiu vencedor neste ano.
“Constatou-se que o cunhado do agente de contratação de Urucurituba participou e sagrou-se vencedor em diversos processos licitatórios realizados, contrariando os princípios básicos da legislação, que proíbe a participação de empresas cujos sócios ou parentes tenham vínculo com servidores públicos envolvidos no processo licitatório”, destacou o promotor de Justiça Kleyson Nascimento Barroso. O caso também foi encaminhado ao 41º Distrito Integrado de Polícia (DIP) de Urucurituba para abertura de investigação sobre possíveis crimes relacionados às licitações.
Tefé (AM) – Nesta sexta-feira (5), feriado no Amazonas foi marcado por um momento de…
A gestão do prefeito Edir Costa Castelo Branco, o Pastor Edir (União), está no centro…
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de…
Ex-secretários do governador Helder Barbalho (MDB) e empresários viraram réus após a Justiça Federal no…
O universitário Risatti César Fonseca Soares, 30, foi preso nesta quarta-feira (4), após forjar sequestro…
O vereador Sargento Salazar(PL-AM) voltou a criticar duramente, nesta q'uarta-feira (3/9) o governador Wilson Lima…
This website uses cookies.