Preço do café deve aumentar nos próximos dias, alerta associação
O preço do café deve sofrer um aumento nos próximos dias, com estimativas apontando para um reajuste de 10% a 15%, informou a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). O alerta foi dado pelo presidente da entidade, Pavel Cardoso, em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (24), em São Paulo.
De acordo com Cardoso, o aumento no custo do produto está diretamente relacionado à alta nos preços da matéria-prima. Apesar do impacto, ele garantiu que o reajuste não deve ultrapassar a média dos preços ao longo do ano.
O diretor-executivo da Abic, Celírio Inácio da Silva, também participou da coletiva e explicou que o novo preço já foi repassado aos supermercados no início deste mês.
No entanto, como o varejo começou a reabastecer os estoques a partir do dia 15, os consumidores devem começar a perceber o aumento nas prateleiras entre o final da próxima semana ou no começo do próximo mês.
A expectativa é que o repasse seja gradual, refletindo um acréscimo de 10% a 15% nos preços praticados nas gôndolas. A Abic alerta que o aumento nos preços do café está vinculado às variações no mercado de grãos, e que o impacto será mais sentido pelos consumidores nos próximos dias.