Últimas NotíciasJustiça

Vereador de Maraã acusado de abuso de poder econômico perde mandato após cassação pela Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral da 49ª Zona Eleitoral do município de Maraã rejeitou a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) movida pelo Ministério Público Eleitoral contra o vereador Geysel Silva Oliveira, eleito nas eleições municipais de 2024. A sentença foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) no dia 8 de outubro de 2025.

A ação teve como base denúncia de que o vereador teria se beneficiado de transporte irregular de eleitores no dia do pleito, o que configuraria abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio. Segundo a petição inicial, um veículo de propriedade do vereador teria sido usado para levar eleitores aos locais de votação, além de ter sido distribuído material de campanha no mesmo momento.

IMG 20251009 WA06811IMG 20251009 WA06831

O Ministério Público alegou que tais práticas atentariam contra a lisura do pleito e configurariam vantagens indevidas para obtenção de votos. A Promotoria pediu, ao final, a cassação do diploma do parlamentar.

Contudo, em sua decisão, o juízo eleitoral entendeu que as provas apresentadas foram comprovam tal prática ilícita, de forma cabal, a existência de benefício eleitoral direto ao candidato com potencial para alterar o resultado do pleito. Juiz reconheceu indícios, o réu teve o mandato cassado.

IMG 20251009 WA06821IMG 20251009 WA06822

Avatar de Portal Maninho

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *