Defensoria Pública do AM abre 870 vagas para mutirão gratuito de reconhecimento de paternidade e exame de DNA
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) iniciou nesta quarta-feira (18/2) o agendamento para o mutirão “Eu Tenho Pai”, que vai oferecer serviços gratuitos de reconhecimento de paternidade e maternidade, incluindo a realização de exame de DNA e a inclusão do nome do pai na certidão de nascimento para crianças e adultos.
Ao todo, serão 870 vagas disponibilizadas em todo o estado. Em Manaus, a capital, há 620 vagas, sendo 500 para atendimento presencial e 120 para atendimento virtual. As outras 250 vagas estão reservadas para os municípios do interior do Amazonas.
Na capital, os atendimentos ocorrerão de 23 a 27 de fevereiro de forma virtual, com atendimento presencial no dia 28 de fevereiro. Interessados podem agendar pelos números de WhatsApp (92) 98559-1599 ou pelos telefones 3198-1200 e 3198-1300. Nas cidades do interior, o agendamento deve ser feito diretamente nas unidades da Defensoria local.
O objetivo da campanha é facilitar e agilizar o acesso da população ao reconhecimento da paternidade biológica ou socioafetiva, combinando orientação jurídica e exame de DNA em um único fluxo de atendimento, sem custos para as famílias que participarem.
O mutirão também seguirá um cronograma específico nas unidades do interior, com datas programadas em municípios como Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Coari, Iranduba, Tefé, Manacapuru, Parintins, Tabatinga, Maués, e outros, entre fevereiro e início de março.

