EducaçãoÚltimas Notícias

Escolas municipais de Tefé promovem gincanas alusivas ao dia nacional da matemática

Mais de 500 alunos participaram das atividades pedagógicas realizadas fora de sala de aula; iniciativas também preparam alunos para o Saeb de 2023

IMG 20230506 WA0586
Escolas municipais de Tefé promovem gincanas alusivas ao dia nacional da matemática 7

Uma aula diferente e recheada de muitos desafios, fortes emoções e muita adrenalina alusiva ao Dia Nacional da Matemática, celebrado neste sábado, 06/05, foi realizada pelos professores das Escolas Municipais Wenceslau de Queiroz, localizada no bairro Fonte Boa, e Doroteia Bezerra dos Santos, no Santa Luzia. As gincanas aconteceram nesta sexta-feira, 05/05, durante os turnos da manhã e tarde, com os alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental.

Mais de 500 alunos participaram das atividades lúdicas procurando despertar nos alunos o raciocínio lógico-matemático através de resolução de problemas, estimulando a curiosidade, o espírito de investigação e a criatividade na resolução de problemas. As atividades aconteceram no auditório da unidade e dentre os critérios avaliados estavam torcida organizada e o comprometimento de cada sala de aula.

Estiveram envolvidas oito equipes do 5º ao 9º anos, integradas por alunos classificados em etapas internas, nas escolas urbanas do município. A atividade foi prestigiada pelo secretário de Educação, Cultura e Esporte, através da Coordenadora de Matemática, Silvia Vieira, da diretora de Educação, Lilia Vitorio, Fernando Agiel, professoras, professores e funcionários das escolas.

Para a diretora da Escola Wenceslau de Queiroz, Lilia Vitorio, a iniciativa é inovadora e a expectativa é que atividades lúdicas sejam realizadas em outras datas comemorativa.

“Quero parabenizar todos os professores de matemática envolvidos neste projeto. É muito importante que as aulas não sejam só realizadas em sala de aula. Outros ambientes devem ser explorados e devem se tornar campos da construção do saber. Nós já estamos projetando e incentivando novas programações com os demais professores da escola a desenvolverem programações referentes as datas comemorativas de seus componentes curriculares”, disse a diretora.

IMG 20230506 WA0591
Escolas municipais de Tefé promovem gincanas alusivas ao dia nacional da matemática 8

Silvia Vieira, Coordenadora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC, como se deu a conquista para a consolidação do Dia Nacional da Matemática, celebrada no dia 6 de maio.

“Hoje, celebramos um grande dia para alunos, professores e admiradores da Matemática. Como parte da conquista efetiva da data, em 2004, o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei de autoria da então deputada Raquel Teixeira que propunha que o Dia Nacional da Matemática fosse celebrado em 6 de maio. E no dia 26 de junho de 2013, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei 12.835, que instituiu oficialmente o Dia Nacional da Matemática”, explica Silvia.

O Prefeito Nicson Marreira assegura que os projetos pedagógicos na área da educação têm grande valor para o crescimento e expressividade da qualidade da educação municipal quando realizados com compromisso e responsabilidade.

“Nós temos orgulho hoje da educação municipal. Sabemos que ainda é pouco em vista do que temos ainda para fazer. Queremos construir uma Tefé referência positiva em todas as áreas que compõem o nosso governo, pensando no melhor para cada cidadão tefeense. Os nossos professores e demais profissionais da educação estão de parabéns na realização dos projetos que promovem a qualidade no ensino e trazem retorno positivo na vida de cada criança, de cada aluno do nosso Município”, pontua o Prefeito de Tefé.

Marcus Lúcio de Sousa, Secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura, comenta sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), previsto para o período de 23 de outubro a 3 de novembro, no dia 7 de julho e no dia 27 de setembro deste ano. O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes.

“Os nossos professores já estão preparando os nossos alunos para mais uma edição do Saeb. E isso acontece de várias formas, por meio de projetos lúdicos, dentre outros, pois sabemos da importância dessas avaliações que medem a qualidade da educação do País”, comenta o secretário.

IMG 20230506 WA0584
Escolas municipais de Tefé promovem gincanas alusivas ao dia nacional da matemática 9

O Saeb

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, por meio de ofício, que o SAEB 2023 seguirá os moldes das edições de 2019 e 2021, garantindo a comparabilidade da série histórica e baseando-se nas Matrizes de Referência que datam de 2001 para avaliação de Língua Portuguesa e Matemática no 5º e no 9 ano do ensino fundamental, bem como na 3ª série do ensino médio.

Para a edição de 2023, o SAEB seguirá com a aplicação dos testes de Língua Portuguesa e Matemática para o 2º ano do ensino fundamental e com a aplicação dos testes de ciências humanas e da natureza para os 9º anos, como acontece desde 2019, quando foi iniciada a implementação das novas Matrizes de Referência alinhadas à Base Nacional Comum Curricular.

IMG 20230506 WA0583
Escolas municipais de Tefé promovem gincanas alusivas ao dia nacional da matemática 10

Malba Tahan

O dia 6 de maio foi escolhido em homenagem a Malba Tahan: um grande escritor, matemático e educador brasileiro. Malba Tahan é um personagem fictício criado por Júlio César de Mello e Souza, um brasileiro que tornou-se professor, educador, pedagogo, conferencista, matemático e escritor do modernismo brasileiro, e, através de seus romances infanto-juvenis, foi um dos maiores divulgadores da matemática do Brasil. Ele viveu 79 anos (1895-1974), a maior parte no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu.

Embora não fosse árabe e de nunca ter ido ao oriente médio, se dedicou a estudar a língua, filosofia e cultura dessa sociedade. Assim, surgiu seu mais famoso pseudônimo: Ali Iezid Izz-Eduim Ibn Salim Hank Malba Tahan, ou simplesmente Malba Tahan.

No início do século, era desafiador os autores nacionais conseguirem publicar qualquer obra: os livreiros e os donos de jornais tinham medo de ficar no prejuízo. Assim, Mello e Souza ousou se lançar como escritor, criar uma figura exótica e estrangeira chamada Malba Tahan, e dessa forma, se tornou tradutor dos contos de Tahan.

Ele escreveu dezenas de livros: “A Sombra do Arco-íris (seu livro predileto)”, “Lendas do Deserto”, “Céu de Allah”, o famoso “O Homem que Calculava”, além de escrever diversas outras obras.

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Fotos e Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC

IMG 20230506 WA0581
Escolas municipais de Tefé promovem gincanas alusivas ao dia nacional da matemática 11
Avatar de Portal Maninho

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *