Últimas NotíciasAmazonas

Prefeito e vice de Barcelos são investigados por suspeita de compra de votos nas eleições de 2024

O prefeito de Barcelos (AM), Radson Rogerton dos Santos Alves (Radinho), do União Brasil, e a vice-prefeita Francislene de Braga Moreira (França Moreira), do Republicanos, estão sendo investigados pela Justiça Eleitoral por suspeita de compra de votos e uso irregular de recursos durante a campanha de 2024. A investigação tramita na Justiça Eleitoral do Amazonas por meio de uma Representação Especial que apura possíveis irregularidades no pleito.

O processo, registrado como nº 0600299-14.2024.6.04.0018, foi protocolado pela coligação “Somos Uma Só Barcelos”, que reúne partidos como PT, PC do B, PV, PP, PL, MDB e PSD, e acusa a chapa eleita de captação ilícita de sufrágio e gasto ou captação indevida de recursos financeiros — crimes associados à oferta ou promessa de vantagens para obter votos.

A ação começou na 18ª Zona Eleitoral de Barcelos, mas foi redistribuída para a 19ª Zona Eleitoral de São Gabriel da Cachoeira depois que a juíza inicialmente responsável se declarou suspeita para julgar o caso.

O andamento do processo enfrenta um desafio técnico: o juiz identificou a falta de procuração que comprove a representação dos advogados da coligação autora, e concedeu um prazo de cinco dias para que esse documento seja apresentado. Se a regularização for feita, o prefeito e a vice serão citados oficialmente e terão prazo para apresentar sua defesa.

Caso a Justiça entenda que houve prática de compra de votos, a ação pode resultar na negação ou cassação dos diplomas eleitorais de Radinho e França Moreira, o que implicaria a perda do mandato conquistado em 2024.

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *