Edital Jogos no Interior é prorrogado para final de fevereiro
Decisão do Governo foi tomada por conta do aumento de casos da Covid-19
Os municípios interessados em fazer parte do Edital de Chamamento Público Jogos no Interior – Mais Esporte, que conta com o investimento de R$ 250 mil do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), agora terão até o dia 22 de fevereiro para apresentarem seu Plano de Trabalho.
“Após visitas ao interior, nossa equipe estratégica detectou a necessidade de fomentar o esporte de base nessas regiões. Como resposta, o Governo do Amazonas, sob a determinação do governador Wilson Lima, lançou o Edital Jogos no Interior – Mais Esporte. Devido à importância desses eventos e o surto de Covid, estamos prorrogando o prazo de inscrição por mais um mês para que as prefeituras tenham tempo hábil de se inscreverem”, declarou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.
Anteriormente, o projeto das prefeituras teria que ser entregue até o dia 23 de janeiro, mas, por conta do aumento de casos da Covid-19, o edital foi prorrogado.
A Faar publicará no dia 22 de março o resultado dos municípios aptos a receberem os Jogos do Interior. A partir deste momento, as prefeituras aprovadas serão convocadas para a apresentação da documentação completa – prevista no art. 10º do edital – entre os dias 25 de março e 5 de abril. O plano de trabalho e os demais documentos deverão ser entregues em envelope lacrado, por meio de ofício e enviados à diretoria da Faar.
Os jogos foram divididos nas seguintes categorias: masculino, feminino, masculino indígena e feminino indígena. As modalidades esportivas coletivas para as categorias masculina e feminina serão futebol de campo, futebol de salão, voleibol e handebol. As modalidades individuais serão corrida de rua – 10 km, corrida de velocidade – 100 metros, judô, jiu-jitsu e wrestling.
Já nas modalidades coletivas para as categorias masculino e feminino indígena, os esportes disputados serão o cabo de força, futebol de campo, além dos desportos e jogos tradicionais específicos coletivos de cada etnia.
Nas modalidades individuais, os esportes serão o arco e flecha, arremesso de lança, canoagem, corrida com tora, corrida de resistência, corrida de velocidade, lutas corporais e os desportos e jogos tradicionais específicos individuais de cada etnia.
Mais Esporte no Interior – Ao longo dos meses, a Faar vem promovendo reuniões e traçando metas para o desenvolvimento do esporte em todo o Amazonas.
Por meio da identificação de demandas coletadas nas visitas, estratégias como o edital Mais Esporte no Interior, que possibilita às prefeituras envolvidas investir R$ 50 mil na prática esportiva de suas cidades, demonstra o comprometimento e a pronta resposta do Governo do Amazonas para o esporte.
FOTOS: Mauro Neto/Faar