4ª dose da vacina antirrábica é aplicada em moradores da comunidade Piraruaia em Tefé
Nesta terça-feira, dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), através da Coordenação de Vigilância em Saúde e equipe de profissionais do Centro de Controle de Zoonoses, estiveram na comunidade do Piraruaia realizando a 4ª dose da vacina antirrábica nas pessoas que foram mordidas por morcegos.
“Sabemos que os morcegos hematófagos são animais capazes de carregar uma enorme quantidade de vírus, bactérias, parasitas e transmitir para as pessoas, ao mesmo tempo que a doença se desenvolve em seu organismo, podendo levar até a morte.
Agradecemos por essas pessoas que aceitaram realizar o tratamento. Todos os cuidados devem permanecer para evitar a entrada do animal. Cuidem das crianças, nós precisamos de cuidado”, disse Hugueth Amorim, coordenadora de Vigilância em Saúde.
A vacina antirrábica humana é indicada para a prevenção da raiva em crianças e adultos, podendo ser administrada antes e após a exposição ao vírus, que é transmitido através da mordida de cachorro ou outros animais infectados pelo vírus da raiva. A raiva é uma doença que afeta o sistema nervoso central, levando à inflamação do cérebro e, geralmente, leva à morte, principalmente se a doença não for devidamente tratada.
A SEMSA ressalta que a doença pode ser curada se a pessoa procurar ajuda médica logo que é mordida, de forma a limpar e desinfetar o ferimento e receber a vacina. Salienta ainda, que qualquer dúvida podem procurar a unidade (Zoonoses), localizada na garagem da UBS São Miguel.
A vacina age estimulando o organismo a produzir a sua própria proteção contra a doença, podendo ser usada na prevenção da raiva antes da exposição.
Janiele Castro, coordenadora da Atenção Básica, esteve na comunidade e destacou: “Agradeço a equipe de Vigilância em Saúde, pois trabalhamos alinhados. Aqui, os Agentes Comunitários de Saúde, são nossos olhos”, disse. A coordenadora ainda agradeceu a participação e a receptividade dos comunitários.
Além da vacinação, a visita também contou com atividades laborais, realizadas pela fisioterapeuta, profissional do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA
Texto e fotos: Pâmela Souza | Assessoria SEMSA