Voto em papel em uma cidade do AM atrasa fim da apuração no país
Em Coari, uma seção eleitoral da zona rural teve votação manual e, como a contagem dos votos só pode ser feita na sede do município, apuração ainda não foi concluída. Sem esses dados, ainda não é possível saber, por exemplo, qual é a bancada final da Câmara dos Deputados.
O atraso no fechamento das urnas em todo o país nesta segunda-feira (3) acontece pelo atraso na apuração dos votos de uma cidade no Amazonas. Em Coari, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os votos de uma sessão na zona rural são em papel em ainda não foram contabilizados.
As contabilização dos votos em todo o país começou às 17h, quando foi encerrado o período de votação. De acordo com o tribunal, na sessão rural de Coari, que fica a 450 quilômetros de Manaus, os votos foram feitos em urna de lona.
De acordo com o cartório eleitoral, houve um problema técnico na urna e a votação teve de ser manual. A região onde a votação foi em papel, é de um canavial na zona rural da cidade. Com o acesso difícil, a urna só vai chegar à sede do município, onde é feita a contagem, às 13h no horário local(14h no horário de Brasília).
Sem a contagem, ainda não é possível saber, por exemplo, qual é a bancada final da Câmara dos Deputados nem qual o número exato de votos obtidos por Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT). Além disso, dar por encerrada a apuração em todo o país.
Fonte G1 – AM