Sidney Leite é reeleito deputado federal no Amazonas
O deputado federal Sidney Leite ( PSD ) foi escolhido pelos eleitores do Amazonas para representar o estado na Câmara dos Deputados por mais quatro anos. O parlamentar conquistou, nas urnas apuradas no domingo (2/10), 102.181 votos, Sidney Leite, do PSD, recebeu 5,13% dos votos válidos com 100,00% das urnas apuradas no estado.
Após a confirmação dos números, divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o deputado comemorou. “Sabemos da responsabilidade que temos. Mas vamos confiantes
Sidney Ricardo de Oliveira Leite, nasceu e cresceu em Maués, município localizado na região do baixo Amazonas. Órfão de pai, começou a trabalhar aos 12 anos de idade para complementar a renda da família. Durante sua trajetória escolar, Sidney estudou em escolas públicas, onde deu os primeiros passos como líder de movimentos estudantis. Aos 14 anos, preocupado com a situação da escola onde estudava, fundou a União dos Estudantes Secundaristas de Maués, junto com outros alunos. Em Manaus, foi também presidente do Centro Universitário de Comunicação Social (Cucos), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e participou da diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
CARREIRA POLÍTICA
No ano de 1993, Sidney Leite exerceu os primeiros cargos públicos de sua carreira política. Com apenas 25 anos, acumulava as funções de vice-prefeito de Maués e de secretário municipal de Educação. Em 1994, assumiu pela primeira vez a Prefeitura do município. Em 1997, Sidney foi presidente do Instituto de Cooperação Técnica Intermunicipal (Icoti). No ano seguinte, ainda na presidência da entidade, foi nomeado presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam), pelo então governador do Estado, Amazonino Mendes.
Em 2000, ganhou a eleição municipal de Maués com a maior diferença de votos da história política do município. No ano de 2003, foi eleito presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), cargo que renunciou em 2004 para concorrer novamente à Prefeitura. Reeleito, Sidney Leite assumiu pela segunda vez a Prefeitura de Maués, e também a presidência da AAM, no ano de 2005.
Em 2006, concorreu ao cargo de vice-governador do Estado, na candidatura de Amazonino Mendes. Em 2009 assumiu a Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Gestão Tecnológica (Semtec) da Prefeitura de Manaus. Como secretário da pasta, Sidney Leite implantou na capital o Programa Bolsa Universidade (PBU), que já beneficiou milhares de estudantes de baixa renda com a concessão de bolsas de estudo, realizada por meio de parcerias com instituições particulares de ensino superior. Após o trabalho pioneiro executado na Semtec, Sidney deixou o órgão para concorrer ao cargo de deputado estadual em 2010, sendo eleito com a expressiva votação de 30.399 votos.
O parlamentar foi reeleito em 2014 para o cargo de deputado estadual, Partido Republicano da Ordem Social (PROS), do qual atualmente é vice-presidente. Em março de 2015, Sidney Leite licenciou-se do parlamento para assumir a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), onde permaneceu até novembro de 2016, onde o seu principal desafio foi o desenvolvimento do Programa de Mecanização Agrícola e Pró-calcário.
Atualmente, Sidney e exerce o seu segundo mandato como deputado estadual, além de ocupar a presidência da Comissão de Educação da ALE-AM.