Professoras indígenas egressas da UEA e docentes na rede pública de Tefé participam de evento Nacional de Educação Escolar Indígena
Reestruturar as pautas em comum e construir coletivamente as proposições e reivindicações da Educação Escolar Indígena foram os objetivos centrais do evento
“Participar do VI Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena foi uma experiência única em nossas vidas, enquanto professoras indígenas”, contam entusiasmadas com os resultados da participação no evento, Hemily Pastanas Marinho e Nayara dos Santos Ribeiro, professoras indígenas do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Rural Indígena Santa Cruz, em Tefé, interior da Amazônia.
No final do mês de novembro e início de dezembro, Nayara, pertencente à etnia Kambeba, que ensina os alunos do 4° ano da educação infantil, através do Projeto Educomunicação Indígena como Fortalecimento Intercultural e Metodologia de Ensino. E Hemily, da etnia Ticuna, que também educa alunos do 5°ano por meio do Projeto Alfabetização e Letramento, estiveram presentes, à convite, no “VI Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena – FNEEI: retomando as lutas para avançar nas conquistas”, ocorrido em Luziânia – GO, no entorno de Brasília – DF, do 30/11 a 03/12.
As professoras tiveram a oportunidade de apresentar os principais resultados de seus projetos à nível nacional durante a programação do fórum. “Foi um momento ímpar, onde representamos nosso município de Tefé – AM, em colaboração para educação escolar indígena nacional, apresentado os projetos que desenvolvemos na Escola Municipal Rural Indígena Santa Cruz”, disseram as educadoras.
EDUCAÇÃO ALÉM DOS LIMITES GEOGRÁFICOS
Hemily Marinho e Nayara Ribeiro são da geração de jovens indígenas que saíram de suas comunidades, passaram pela universidade e voltaram para praticar o que aprenderam em sala de aula. Recentemente, as professoras foram destaque na mídia amazonense. Os limites geográficos não as limitam ao prazer de educar gerações, muitas vezes, omissas do ato universal de estudar. Aqui, no Coração da Amazônia, elas usam comunicação para educar no meio da floresta amazônica, na Comunidade Indígena Rural Nova Esperança da Barreira de Baixo, na margem direita do rio Solimões.
Na Escola Municipal Rural Indígena Santa Cruz, da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC, instituição de ensino da Prefeitura de Tefé, as educadoras e os alunos produzem conteúdos educacionais com auxílio de metodologias da educomunicação. São elaboradas edições periódicas jornal Uruma (Pato, na língua indígena) e do programa de rádio Lawara (Onça língua Ticuna), protagonizado pelo que próprios alunos aprendem com supervisão das professoras e transmitido emissora comunitária local.
A produção dos conteúdos tem mobilizado as crianças em um processo de desenvolvimento pessoal que inclui desde as primeiras noções de informática até o conhecimento da própria cultura, sua identidade e tradições. Os resultados positivos podem ser comprovados com os próprios alunos.
Para os projetos frutos de seus temas de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, fossem implantados, as profissionais receberam apoio da SEMEEC e do Centro de Estudos de Superiores de Tefé – CEST/UEA, onde concluíram o curso de pedagogia. A direção da comunidade escolar também colaborou com ações dos projetos.
O EVENTO
O encontro ocorrido em Luziânia – GO, no entorno de Brasília – DF, do 30/11 a 03/12, teve o objetivo de rearticular as mobilizações presenciais, reestruturar as pautas em comum e construir coletivamente as proposições e reivindicações da Educação Escolar Indígena para os novos governos federal e estaduais.
“Nossa gratidão aos nossos alunos e aos pais, pelo empenho e amor com que realizaram as atividades propostas no projeto. Agradecemos também a toda a equipe pedagógica da SEMEEC em nome da professora Janete Ploia, ao prefeito Nicson Marreira e ao secretário da SEMEEC, professor Marcus Lúcio de Sousa, que não mediram esforços para que tudo isso fosse possível”, disseram as professoras participantes do evento.
A iniciativa é uma ação conjunta do FNEEI com os Fóruns Estaduais (FOREEIA, FORUMEIBA, FOREEIMS), as Organizações Indígenas e parcerias. Nesse sentido, a Prefeitura de Tefé, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte – SEMEEC apoiou diretamente a participação das profissionais da educação no fórum.
“Nossa gestão possibilita e oportuniza na prática projetos como esses das professoras de Nova Esperança. Quando nossa assessoria nos informou sobre o convite, prontamente, junto ao prefeito Nicson Marreira traçamos meios para fosse possível a participação no evento. Tudo deu certo. Parabéns às nossas professoras”, pontuou Marcus Lúcio de Sousa, secretário da SEMEEC.
O prefeito Nicson Marreira também teceu elogios às educadoras e falou da importância da realização dos trabalhos na educação municipal.
“É gratificante poder ver como o nível de nossa educação evoluiu nesses últimos anos. Isso tudo é possível graças a profissionais como Hemily e Nayara. A gente sabe muito bem que o saldo total de tudo isso é e será sempre de nossos alunos tanto da escola mais distante da sede do município quanto da zona urbana de Tefé. Parabéns aos envolvidos. E o nosso trabalho não para, visando sempre o melhor às nossas crianças. Deus nos abençoa e nos estimula a trabalhar mais ainda pelo nosso povo”, comentou o prefeito.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Fotos: Acervo das professoras/SEMEEC
Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC