Governador Wilson Lima pede a Ministro da Justiça reforço federal para segurança na fronteira do Amazonas
Wilson Lima (União Brasil), governador do Estado do Amazonas, solicitou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, reforço nas ações federais voltadas para o combate ao crime organizado nas áreas de fronteira do estado.
O encontro, foi realizado nesta terça-feira (11), e teve como objetivo apresentar os avanços na segurança pública do Amazonas, além de discutir formas de intensificar a atuação da Operação Protetor, que visa garantir a segurança nessas regiões.
Wilson Lima destacou os bons resultados obtidos pelo estado no enfrentamento ao crime organizado e enfatizou a necessidade de apoio federal. “Pedi apoio para que se aumente a ajuda com relação à Operação Protetor, que é a operação que paga diárias para policiais que atuam nessa área”, afirmou o governador.
A Operação Fronteira Mais Segura/Protetor das Fronteiras, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, conta com 136 agentes e, em algumas operações, com o suporte da Força Nacional e da Marinha do Brasil.Além da segurança nas fronteiras, Wilson Lima apresentou indicadores que demonstram a evolução da Segurança Pública no estado.
Os dados incluem a execução financeira de repasses federais e a redução em indicadores de criminalidade, como roubos de veículos, celulares e homicídios. O Amazonas ocupa a 7ª posição no ranking de competitividade dos estados no quesito segurança pública, sendo este o melhor resultado desde o início da avaliação em 2015.A segurança fluvial também apresentou resultados positivos, com mais de 50 toneladas de drogas apreendidas em 2024, um aumento de 12% em relação ao ano anterior.
Esses avanços são atribuídos ao investimento em recursos humanos, com a convocação de mais de 2,7 mil novos servidores para as forças de segurança do estado.